dc.contributor.advisor |
Feitosa, Charles |
|
dc.contributor.author |
Katz, Eduardo |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-14T18:27:12Z |
|
dc.date.available |
2022-03-14T18:27:12Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
KATZ, Eduardo. Aspectos hibridos de um ator solista: Pedro Cardoso. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13345 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos hibridos de um ator solista: Pedro Cardoso |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Feitosa, Charles |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
linguística,letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedro Cardoso |
pt_BR |
dc.subject.en |
Besteirol |
pt_BR |
dc.subject.en |
authorial solos |
pt_BR |
dc.subject.en |
cultural hybridism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Amir Haddad |
pt_BR |
dc.subject.en |
popular theatre |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation approaches Pedro Cardoso's training, career and solos, with observance towards the construction of his style as an actor and author starting at the theatrical movement named "Besteirol" during the 1980's. This style consolidates in the Brazilian cultural industry, having been presented in a revigorated way by Cardoso through his authorial solos: "O Autofalante" and "Os Ignorantes". Also analyzed is the cultural hybridism which is formed in its course: among a trace of erudite intellectuality inherited from his family, a search for popular theatre a long and profound familiarity with Amir Haddad as well as achieving recognition as a television icon. The main theoretical references to think about a cultural hybridism, a soloist condition, the search of a popular language usage and the cultural industry issue in this dissertation are respectively: Nelson Garcia Canclini, Marco De Marinis, Mikhail Bakhtin and Theodor W. Adorno. Key Words: Pedro Cardoso, Besteirol, authorial solos, cultural hybridism, cultural industry, Amir Haddad, popular theatre. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação aborda a formação, a carreira e os solos de Pedro Cardoso, observando a construção do seu estilo como ator e autor a partir do movimento teatral conhecido como ―Besteirol‖ na década de 80. Este estilo se consolida na indústria cultural brasileira, sendo apresentado de forma revigorada por Cardoso nos seus solos autorais: O Autofalante e Os Ignorantes. Analiso também o hibridismo cultural que se forma nesta trajetória: entre um traço de intelectualidade erudita herdado da família, a busca por um teatro popular através da convivência longa e profunda com Amir Haddad e a condição de ícone televisivo alcançada pelo artista. As principais referências teóricas para pensar o hibridismo cultural, a condição de solista, a busca por uma linguagem popular e a questão da indústria cultural respectivamente, nesta dissertação, são: Néstor García Canclini, Marco De Marinis, Mikhail Bakhtin e Theodor W. Adorno |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedro Cardoso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Besteirol |
pt_BR |
dc.subject.pt |
solos autorais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
hibridismo cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
indústria cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Amir Haddad |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro popular |
pt_BR |