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Aspectos hibridos de um ator solista: Pedro Cardoso

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dc.contributor.advisor Feitosa, Charles
dc.contributor.author Katz, Eduardo
dc.date.accessioned 2022-03-14T18:27:12Z
dc.date.available 2022-03-14T18:27:12Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation KATZ, Eduardo. Aspectos hibridos de um ator solista: Pedro Cardoso. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13345
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aspectos hibridos de um ator solista: Pedro Cardoso pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Feitosa, Charles
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq linguística,letras e artes pt_BR
dc.subject.en Pedro Cardoso pt_BR
dc.subject.en Besteirol pt_BR
dc.subject.en authorial solos pt_BR
dc.subject.en cultural hybridism pt_BR
dc.subject.en Amir Haddad pt_BR
dc.subject.en popular theatre pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation approaches Pedro Cardoso's training, career and solos, with observance towards the construction of his style as an actor and author starting at the theatrical movement named "Besteirol" during the 1980's. This style consolidates in the Brazilian cultural industry, having been presented in a revigorated way by Cardoso through his authorial solos: "O Autofalante" and "Os Ignorantes". Also analyzed is the cultural hybridism which is formed in its course: among a trace of erudite intellectuality inherited from his family, a search for popular theatre a long and profound familiarity with Amir Haddad as well as achieving recognition as a television icon. The main theoretical references to think about a cultural hybridism, a soloist condition, the search of a popular language usage and the cultural industry issue in this dissertation are respectively: Nelson Garcia Canclini, Marco De Marinis, Mikhail Bakhtin and Theodor W. Adorno. Key Words: Pedro Cardoso, Besteirol, authorial solos, cultural hybridism, cultural industry, Amir Haddad, popular theatre. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação aborda a formação, a carreira e os solos de Pedro Cardoso, observando a construção do seu estilo como ator e autor a partir do movimento teatral conhecido como ―Besteirol‖ na década de 80. Este estilo se consolida na indústria cultural brasileira, sendo apresentado de forma revigorada por Cardoso nos seus solos autorais: O Autofalante e Os Ignorantes. Analiso também o hibridismo cultural que se forma nesta trajetória: entre um traço de intelectualidade erudita herdado da família, a busca por um teatro popular através da convivência longa e profunda com Amir Haddad e a condição de ícone televisivo alcançada pelo artista. As principais referências teóricas para pensar o hibridismo cultural, a condição de solista, a busca por uma linguagem popular e a questão da indústria cultural respectivamente, nesta dissertação, são: Néstor García Canclini, Marco De Marinis, Mikhail Bakhtin e Theodor W. Adorno pt_BR
dc.subject.pt Pedro Cardoso pt_BR
dc.subject.pt Besteirol pt_BR
dc.subject.pt solos autorais pt_BR
dc.subject.pt hibridismo cultural pt_BR
dc.subject.pt indústria cultural pt_BR
dc.subject.pt Amir Haddad pt_BR
dc.subject.pt teatro popular pt_BR


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