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A atuação do binômio saber-poder: o exemplo do racismo

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dc.contributor.advisor Salztrager, Ricardo
dc.contributor.author Guimarães, Ingrid Rocha
dc.date.accessioned 2022-03-23T20:42:46Z
dc.date.available 2022-03-23T20:42:46Z
dc.date.issued 2022-02-23
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Ingrid Rocha. A atuação do binômio saber-poder: o exemplo do racismo. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13349
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A atuação do binômio saber-poder: o exemplo do racismo pt_BR
dc.title.alternative The performance of the binomial knowledge-power: the example of racism pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Salztrager, Ricardo
dc.contributor.referee Cabral, Rosimere Mendes
dc.contributor.referee Melo, Glenda Cristina Valim de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Knowledge pt_BR
dc.subject.en Power pt_BR
dc.subject.en Racism pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.description.abstracten The present study aims to identify some of the articulations between knowledge and power in our time, from the observation of racism. Foucault’s genealogical approach (1999a;1999b; 2010; 2014; 2015) was essential for the development of our methodology. Butler (2002; 2011; 2017; 2018a; 2018b; 2019; 2021a; 2021b) and Mbembe (2018; 2020) contributions were also fundamental to the development of the text. The binomial power-knowledge is understood as a productive technology, in the sense that it produces discourses, practices, policies and subjects. From this perspective, the productivity of power is analyzed based on the concatenation of knowledge, truth and norm. This allows the characterization of power as a social practice that is historically constituted. In this sense, it mainly observes the relationships between individuals. The correlations between the brazilian context and the theories are explored, through the observation of some episodes of everyday racism. From this it was observed that racism is a highly adaptable and mobilizing power technology. It is also capable of linking the operation to the schemes of intelligibility, relations of enmity, as well as the generalization of war and death present in modern and contemporary western societies. Some of the consequences of the continuation of the war in western democracies are briefly outlined. Racist intelligibility schemes that persistently distinguish between the human/non-human, differentially exposing people to precarious conditions, are problematized. Some possibilities of resistance violent relations mobilized by racism are pointed out. It comes to the following conclusion: if racism is a production of knowledge-power, it can be replaced by a new creation less unequal and violent. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo visa identificar algumas das articulações travadas entre poder-saber em nosso tempo, a partir da observação do racismo. A abordagem genealógica trabalhada por Foucault (1999a;1999b; 2010; 2014; 2015) foi basilar para o desenvolvimento de nossa metodologia. As contribuições de Butler (2002; 2011; 2017; 2018a; 2018b; 2019; 2021a; 2021b) e Mbembe (2018; 2020) também foram fundamentais para o desenvolvimento do texto. O binômio podersaber é entendido como uma tecnologia produtiva, no sentido de que produz discursos, práticas, políticas e sujeitos. Partindo dessa perspectiva, a produtividade do poder é analisada com base na concatenação saber, verdade e norma. O que permite a caracterização do poder como uma prática social que se constitui historicamente. Nesse sentido, considerou, principalmente, as relações travadas entre indivíduos. As correlações entre o contexto brasileiro e as teorias são exploradas, por meio da observação de alguns dos episódios de racismo cotidiano. A partir disso, observou-se que o racismo é uma tecnologia de poder altamente adaptável e mobilizadora. Capaz, inclusive, de se vincular a operação aos esquemas de inteligibilidade, relações de inimizade, bem como a generalização da guerra e da morte presentes nas sociedades ocidentais modernas e contemporâneas. Algumas das consequências da permanência da guerra nas democracias ocidentais são, brevemente, delineadas. Os esquemas de inteligibilidade racistas que fazem persistentemente a distinção entre o humano/não humano, expondo diferencialmente as pessoas a condição de precariedade, são problematizados. Algumas possibilidades de resistência as relações violentas mobilizadas pelo racismo são apontadas. Chega à seguinte conclusão: se o racismo é uma produção do saber-poder, ele pode ser substituído por uma nova criação menos desigual e violenta. pt_BR
dc.subject.pt Saber pt_BR
dc.subject.pt Poder pt_BR
dc.subject.pt Racismo pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR


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