| dc.contributor.advisor | Antunes, Gladson Octaviano | |
| dc.contributor.author | Silva, Christopher Sousa da | |
| dc.date.accessioned | 2022-04-08T15:47:21Z | |
| dc.date.available | 2022-04-08T15:47:21Z | |
| dc.date.issued | 2021-11-17 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Christopher Sousa da. Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13354 | |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá | pt_BR |
| dc.title.alternative | An experience in teaching areas, perimeters and symmetry through projects in the city of Tanguá | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Antunes, Gladson Octaviano | |
| dc.contributor.referee | Paula, Michel Cambrainha de | |
| dc.contributor.referee | Martins, Leonardo Tadeu Silvares | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MATEMÁTICA | pt_BR |
| dc.subject.en | Active methodologies | pt_BR |
| dc.subject.en | Kite | pt_BR |
| dc.subject.en | Mathematical concepts | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A partir da experiência adquirida ao lecionar matemática em escolas que adotam metodologias tradicionais, surgiu o desejo de realizar estudos que pudessem ratificar a eficácia da aplicação de práticas educacionais que envolvessem metodologias ativas através de projetos, oportunizando o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente foi realizada a fundamentação teórica dessa temática, passando pelo seu surgimento, abordando seus conceitos e princípios e explicitando as linhas de pensamento de alguns de seus precursores. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos a partir de uma proposta prática, realizada com uma turma de 9° ano da Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, no município de Tanguá - Rio de Janeiro. A proposta teve como objetivo ensinar os conceitos de perímetros, áreas e simetria a partir da construção de uma cafifa. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Metodologias ativas | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cafifa | pt_BR |
| dc.subject.pt | Conceitos matemáticos | pt_BR |