dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Silva, Christopher Sousa da |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T15:47:21Z |
|
dc.date.available |
2022-04-08T15:47:21Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-17 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Christopher Sousa da. Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13354 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An experience in teaching areas, perimeters and symmetry through projects in the city of Tanguá |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Leonardo Tadeu Silvares |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Active methodologies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Kite |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical concepts |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A partir da experiência adquirida ao lecionar matemática em escolas que adotam
metodologias tradicionais, surgiu o desejo de realizar estudos que pudessem
ratificar a eficácia da aplicação de práticas educacionais que envolvessem
metodologias ativas através de projetos, oportunizando o protagonismo dos
alunos no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente foi realizada a
fundamentação teórica dessa temática, passando pelo seu surgimento,
abordando seus conceitos e princípios e explicitando as linhas de pensamento
de alguns de seus precursores. Em seguida, são apresentados os resultados
obtidos a partir de uma proposta prática, realizada com uma turma de 9° ano da
Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, no município de Tanguá -
Rio de Janeiro. A proposta teve como objetivo ensinar os conceitos de
perímetros, áreas e simetria a partir da construção de uma cafifa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cafifa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conceitos matemáticos |
pt_BR |