DSpace Repository

Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Silva, Christopher Sousa da
dc.date.accessioned 2022-04-08T15:47:21Z
dc.date.available 2022-04-08T15:47:21Z
dc.date.issued 2021-11-17
dc.identifier.citation SILVA, Christopher Sousa da. Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13354
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Uma experiência no ensino de áreas, perímetros e simetria através de projetos no município de Tanguá pt_BR
dc.title.alternative An experience in teaching areas, perimeters and symmetry through projects in the city of Tanguá pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Martins, Leonardo Tadeu Silvares
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Active methodologies pt_BR
dc.subject.en Kite pt_BR
dc.subject.en Mathematical concepts pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A partir da experiência adquirida ao lecionar matemática em escolas que adotam metodologias tradicionais, surgiu o desejo de realizar estudos que pudessem ratificar a eficácia da aplicação de práticas educacionais que envolvessem metodologias ativas através de projetos, oportunizando o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente foi realizada a fundamentação teórica dessa temática, passando pelo seu surgimento, abordando seus conceitos e princípios e explicitando as linhas de pensamento de alguns de seus precursores. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos a partir de uma proposta prática, realizada com uma turma de 9° ano da Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, no município de Tanguá - Rio de Janeiro. A proposta teve como objetivo ensinar os conceitos de perímetros, áreas e simetria a partir da construção de uma cafifa. pt_BR
dc.subject.pt Metodologias ativas pt_BR
dc.subject.pt Cafifa pt_BR
dc.subject.pt Conceitos matemáticos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|