dc.contributor.advisor |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Márcia Cristina Costa |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-18T16:20:43Z |
|
dc.date.available |
2022-04-18T16:20:43Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-29 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, Márcia Cristina Costa. Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro e proposta de atividades de ensino. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13355 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Letramento Financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro e proposta de atividades de ensino |
pt_BR |
dc.title.alternative |
. Financial literacy of elementary school teachers in the municipal network of the city of Rio de Janeiro and proposals for teaching activities |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Coutinho, Helisson Ricardo Rufo |
|
dc.contributor.referee |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
Coutinho, Helisson Ricardo Rufo |
|
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Figueiredo, Auriluci de Carvalho |
|
dc.contributor.referee |
Goulart, Amari |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teachers training |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The high indebtedness rates of the Brazilian population, the recent inclusion of the
topic Financial Education in the Common National Curriculum Base, in addition to the
low performance of Brazilian students in the Programme International Student
Assessment highlight the need to financially educate the population as early as
possible. Thus, it is also important that teachers are able to approach Financial
Education in a way that goes beyond teaching the calculation of percentages,
interests and formulas. In this way, this paper seeks to analyze the Financial Literacy
of Mathematics teachers who work in the sixth to ninth grades of Elementary School
in the city of Rio de Janeiro. For this purpose, was used a questionnaire prepared in
accordance with the guidelines proposed by the Organization for Economic
Cooperation and Development. Due to the social withdrawal measures resulting from
the SARS-Cov-2 pandemic, an online survey was conducted to obtain the data. The
dimensions Attitude, Behavior and Financial Knowledge were evaluated with the
objective of proposing activities to be used in the classrooms aiming to assist in the
Financial Literacy of teachers and consequently of students. The results analysis and
discussion pointed to the need to address in the activities activities subjects related
mainly to financial behavior, including planning, budgeting, and financial organization. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As altas taxas de endividamento da população brasileira, a recente inclusão do
tema Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, além do baixo
desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação
de Estudantes evidenciam a necessidade de tratar deste assunto nas escolas.
Desta forma é importante também que os professores estejam aptos a abordar
Educação Financeira de maneira que vá além de ensinar o cálculo de
porcentagens, juros e fórmulas. Assim, este trabalho busca analisar o Letramento
Financeiro dos professores de matemática que atuam do sexto ao nono ano do
Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, será utilizado um
questionário elaborado de acordo com as diretrizes propostas pela
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Para obtenção dos
dados foi realizada pesquisa online devido às medidas de afastamento social com
a pandemia do SARS-Cov-2. Serão avaliadas as dimensões Atitude,
Comportamento e Conhecimento Financeiro com o objetivo de propor atividades
para serem utilizadas nas salas de aula visando auxiliar no Letramento Financeiro
dos docentes e consequentemente dos alunos. A análise e discussão dos
resultados apontaram para a necessidade de abordar nas atividades os assuntos
relacionados principalmente ao comportamento financeiro, incluindo
planejamento, orçamento e organização financeira. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento financeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de professores |
pt_BR |