DSpace Repository

Texto e ação: autonomia criativa na formação de jovens e adultos da Rede Pública do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mundim, Liliane Ferreira
dc.contributor.author Prado, Patricia Santos de Oliveira do
dc.date.accessioned 2022-05-06T17:46:04Z
dc.date.available 2022-05-06T17:46:04Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation Prado, Patricia Santos de Oliveira do. Texto e ação: autonomia criativa na formação de jovens e adultos da Rede Pública do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13361
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Texto e ação: autonomia criativa na formação de jovens e adultos da Rede Pública do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Mundim, Liliane Ferreira
dc.contributor.referee Andrade, Elza de
dc.contributor.referee Zaltron, Michele
dc.contributor.referee Carvalho, Dirce Helena
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Public Education pt_BR
dc.subject.en Autonomy pt_BR
dc.subject.en Ethic pt_BR
dc.subject.en Processuality pt_BR
dc.subject.en Physical Action pt_BR
dc.description.abstracten This research‟s goal is to analyze through a memorial the uses of Theatrical Pedagogy as a collective and social practice. As theoric-practice bases, the paper was grounded in some of the philosophic and conceptual principles and assumptions of physical actions and active analysis proposed by Stanislávski; articulated to methodological developments and different approaches proposed by Viola Spolin, in the context of Public School educational reality. The study was accomplished using three theatrical experiments with students of the School of Theater FAETEC Quintino of Rio de Janeiro State and the Youth and Adults Education Program of Rio de Janeiro‟s city. To delimit a theme in the pedagogical practice, we elected three paradigms: ethics, processuality, and autonomy, in an attempt to make connections with the performed experiments possible. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objetivo desta pesquisa é analisar, através de um memorial, a utilização da Pedagogia Teatral como prática coletiva e social. Como fundamentação teórico-prática, o trabalho foi embasado em alguns dos princípios e pressupostos filosóficos e conceituais das ações físicas e análise ativa, propostos por Stanislávski; articulados aos desdobramentos metodológicos e diferentes abordagens também propostos por Viola Spolin e contextualizados à realidade do ensino da Escola Pública. O estudo foi realizado a partir de três experimentos teatrais com estudantes da Escola de Teatro FAETEC Quintino do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. Para delimitar um recorte na prática pedagógica, elegemos três paradigmas: ética, processualidade e autonomia no sentido de tornar possível as conexões com os experimentos realizados. pt_BR
dc.subject.pt Ensino Público pt_BR
dc.subject.pt Autonomia pt_BR
dc.subject.pt Ética pt_BR
dc.subject.pt Processualidade pt_BR
dc.subject.pt Ação Física pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|