dc.contributor.advisor |
Mundim, Liliane Ferreira |
|
dc.contributor.author |
Prado, Patricia Santos de Oliveira do |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-06T17:46:04Z |
|
dc.date.available |
2022-05-06T17:46:04Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
Prado, Patricia Santos de Oliveira do. Texto e ação: autonomia criativa na formação de jovens e adultos da Rede Pública do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13361 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Texto e ação: autonomia criativa na formação de jovens e adultos da Rede Pública do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Mundim, Liliane Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza de |
|
dc.contributor.referee |
Zaltron, Michele |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Dirce Helena |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autonomy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethic |
pt_BR |
dc.subject.en |
Processuality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physical Action |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research‟s goal is to analyze through a memorial the uses of Theatrical Pedagogy as a collective and social practice. As theoric-practice bases, the paper was grounded in some of the philosophic and conceptual principles and assumptions of physical actions and active analysis proposed by Stanislávski; articulated to methodological developments and different approaches proposed by Viola Spolin, in the context of Public School educational reality. The study was accomplished using three theatrical experiments with students of the School of Theater FAETEC Quintino of Rio de Janeiro State and the Youth and Adults Education Program of Rio de Janeiro‟s city. To delimit a theme in the pedagogical practice, we elected three paradigms: ethics, processuality, and autonomy, in an attempt to make connections with the performed experiments possible. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo desta pesquisa é analisar, através de um memorial, a utilização da Pedagogia Teatral como prática coletiva e social. Como fundamentação teórico-prática, o trabalho foi embasado em alguns dos princípios e pressupostos filosóficos e conceituais das ações físicas e análise ativa, propostos por Stanislávski; articulados aos desdobramentos metodológicos e diferentes abordagens também propostos por Viola Spolin e contextualizados à realidade do ensino da Escola Pública. O estudo foi realizado a partir de três experimentos teatrais com estudantes da Escola de Teatro FAETEC Quintino do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. Para delimitar um recorte na prática pedagógica, elegemos três paradigmas: ética, processualidade e autonomia no sentido de tornar possível as conexões com os experimentos realizados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Público |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ética |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processualidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ação Física |
pt_BR |