dc.contributor.advisor |
Lemos, Maya Suemi |
|
dc.contributor.author |
Alcofra, Luiz Flavio Tournillon |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-06T17:46:26Z |
|
dc.date.available |
2022-05-06T17:46:26Z |
|
dc.date.issued |
2021-12 |
|
dc.identifier.citation |
ALCOFRA, Luiz Flavio Tournillon. Mediações nos Processos Editoriais em Música Popular: um estudo de caso dos sambabooks. 2021. 161 f. Trabalho de conclusão de Curso (Doutorado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13364 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mediações nos Processos Editoriais em Música Popular: um estudo de caso dos sambabooks. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Aragão, Pedro de Moura |
|
dc.contributor.referee |
Lemos, Maya Suemi |
|
dc.contributor.referee |
Aragão, Pedro de Moura |
|
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Carlos Alberto Figueiredo |
|
dc.contributor.referee |
Velloso, Rafael Henrique Soares |
|
dc.contributor.referee |
Campos, Lúcia Pompeu de Freitas |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mediation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Edition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transcription |
pt_BR |
dc.subject.en |
Publishing |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The last few decades have served as a backdrop for the emergence of numerous popular music publications in the most varied formats. Sources of study and references for the practice of popular music by professional and amateur instrumentalists, these publications did not undergo a broader academic reflection on the processes of transcription of sound sources, support of the aforementioned albums, and the various mediations that involve these procedures. These processes and mediations, however, are not revealed in the final product of these books and remain largely unknown by the lay or specialized public. The objective of this work is, through case studies of the so-called “songbooks” and “sambabooks”, to make visible such transcription procedures and at the same time identify the mediating agents that act in this intricate network of negotiations between executive producer, transcriber, composer, performer and target audience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As últimas décadas serviram de cenário para o surgimento de inúmeras publicações de música popular nos mais variados formatos. Fontes de estudo e referências para a prática de música popular de instrumentistas profissionais e amadores, estas publicações não passaram por uma reflexão acadêmica mais ampla sobre os processos de transcrição das fontes sonoras, suporte dos referidos álbuns, e das diversas mediações que envolvem esses procedimentos. Estes processos e mediações, porém, não são revelados no produto final destes livros e permanecem desconhecidos, em grande parte, pelo público leigo ou especializado. O objetivo deste trabalho é, através dos estudos de casos dos chamados“songbooks” e “sambabooks”, tornar visíveis tais procedimentos de transcrição e ao mesmo tempo identificar os agentes mediadores que atuam nesta intrincada rede de negociações entre produtor executivo, músico transcritor, compositor, intérprete e público alvo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Edição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transcrição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Publicação |
pt_BR |