DSpace Repository

Mediações nos Processos Editoriais em Música Popular: um estudo de caso dos sambabooks.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lemos, Maya Suemi
dc.contributor.author Alcofra, Luiz Flavio Tournillon
dc.date.accessioned 2022-05-06T17:46:26Z
dc.date.available 2022-05-06T17:46:26Z
dc.date.issued 2021-12
dc.identifier.citation ALCOFRA, Luiz Flavio Tournillon. Mediações nos Processos Editoriais em Música Popular: um estudo de caso dos sambabooks. 2021. 161 f. Trabalho de conclusão de Curso (Doutorado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13364
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Mediações nos Processos Editoriais em Música Popular: um estudo de caso dos sambabooks. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Aragão, Pedro de Moura
dc.contributor.referee Lemos, Maya Suemi
dc.contributor.referee Aragão, Pedro de Moura
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Pinto, Carlos Alberto Figueiredo
dc.contributor.referee Velloso, Rafael Henrique Soares
dc.contributor.referee Campos, Lúcia Pompeu de Freitas
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Mediation pt_BR
dc.subject.en Popular Music pt_BR
dc.subject.en Edition pt_BR
dc.subject.en Transcription pt_BR
dc.subject.en Publishing pt_BR
dc.description.abstracten The last few decades have served as a backdrop for the emergence of numerous popular music publications in the most varied formats. Sources of study and references for the practice of popular music by professional and amateur instrumentalists, these publications did not undergo a broader academic reflection on the processes of transcription of sound sources, support of the aforementioned albums, and the various mediations that involve these procedures. These processes and mediations, however, are not revealed in the final product of these books and remain largely unknown by the lay or specialized public. The objective of this work is, through case studies of the so-called “songbooks” and “sambabooks”, to make visible such transcription procedures and at the same time identify the mediating agents that act in this intricate network of negotiations between executive producer, transcriber, composer, performer and target audience. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As últimas décadas serviram de cenário para o surgimento de inúmeras publicações de música popular nos mais variados formatos. Fontes de estudo e referências para a prática de música popular de instrumentistas profissionais e amadores, estas publicações não passaram por uma reflexão acadêmica mais ampla sobre os processos de transcrição das fontes sonoras, suporte dos referidos álbuns, e das diversas mediações que envolvem esses procedimentos. Estes processos e mediações, porém, não são revelados no produto final destes livros e permanecem desconhecidos, em grande parte, pelo público leigo ou especializado. O objetivo deste trabalho é, através dos estudos de casos dos chamados“songbooks” e “sambabooks”, tornar visíveis tais procedimentos de transcrição e ao mesmo tempo identificar os agentes mediadores que atuam nesta intrincada rede de negociações entre produtor executivo, músico transcritor, compositor, intérprete e público alvo. pt_BR
dc.subject.pt Mediação pt_BR
dc.subject.pt Música Popular pt_BR
dc.subject.pt Edição pt_BR
dc.subject.pt Transcrição pt_BR
dc.subject.pt Publicação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|