dc.contributor.advisor |
Fantin, Silas |
|
dc.contributor.author |
Silva, Alberto Renan Dias da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-13T19:12:15Z |
|
dc.date.available |
2022-05-13T19:12:15Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-12 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Alberto Renan Dias da. A matemática do código de barras e qr code. 2021. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13368 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A matemática do código de barras e qr code |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The mathematics of barcodes and qr code |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fantin, Silas |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Rosado Filho, Moacir |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bar codes |
pt_BR |
dc.subject.en |
QR codes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this work is to show that the codes can be used in basic math classes as a way to make the students become interested in the subject. We will show the characteristics of the barcode and the QR Code and how it can relate to mathematical content. Finally, we will show activities for application in the classroom that involve the theme of this work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo deste trabalho é mostrar que os códigos podem ser utilizados nas aulas de matemática básica com a finalidade de fazer os alunos se interessarem pelo tema. Vamos mostrar as características do código de barras e do qr code e como eles podem se relacionar com os conteúdos matemáticos. Por fim, mostraremos atividades para aplicação em sala de aula que envolvam o tema deste trabalho. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Códigos de barras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
QR codes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |