dc.contributor.advisor |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
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dc.contributor.author |
Sève, Mário |
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dc.date.accessioned |
2022-05-17T19:02:15Z |
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dc.date.available |
2022-05-17T19:02:15Z |
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dc.date.issued |
2019-12 |
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dc.identifier.citation |
Sève, Mário. Os saraus de Paulinho da Viola: choros, valsas e memórias. Tese (Doutorado em Música) — Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13371 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os saraus de Paulinho da Viola: choros, valsas e memórias |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
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dc.contributor.referee |
Lemos, Maya Suemi |
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dc.contributor.referee |
Braga, Luiz Otavio Rendeiro Corrêa |
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dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida de Oliveira |
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dc.contributor.referee |
Almada, Carlos de Lemos |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Paulinho da Viola |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical rhetoric |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Analysis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this dissertation is to relate the process of creation of the choros and waltzes of the cavaquinho player, guitarist, and composer Paulinho da Viola to his own biographical words and writings. One theoretical frame related to the theme of memory intersperses diferente interviews with the musician made by this researcher. The parallel between recurrent patterns in the choro repertoire and musical procedures used by Paulinho da Viola are based and illustrated in analyses of musical rhetoric, forms, rhythms, melodies, and harmonies in this research. Concepts related to cosmic memories, emotional creation, collective memory, identity, tradition, archives, sound passages, history, time, and space were references to explore questions associated with social memories. Studies of poetic musical treatments helped to construct a possible list of figures to be applied in rhetorical-musical analyses of the choros and waltzes. Investigations into concepts of African polyrhythms, syncopations, meter, irregular asymmetry, elemental pulses, in addition to writings about the structure and phrasing of choro, organized the rhythmic and formal analysis. Knowledge about melodic inflections, tensions, scales, chords, cadences, modulation, and polarization, based in works on harmonic function in Brazilian music, sustained the harmonic analysis. This thesis introduces a singular proposal for a musical analysis model to be applied to the repertoire of the genres under investigation. Such analysis indicates, for example, that Paulinho da Viola uses and recreates, through his memories, the musical models and teachings of the choro masters. The text also presents aspects of Paulinho da Viola’s trajectory as an interpreter and composer of choros and waltzes, highlighting his musical learning and diverse records of his instrumental pieces. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese tem por objetivo relacionar o processo de criação dos choros e das valsas do cavaquinista, violonista e compositor Paulinho da Viola a suas falas e escritos sobre suas memórias. Um quadro teórico relacionado ao tema memória se intercala com diferentes depoimentos do músico, sendo um deles concedido a este pesquisador. O paralelo entre padrões de recorrência do repertório dos chorões e procedimentos musicais usados por Paulinho da Viola embasam e ilustram as análises retórico-musicais, formais, rítmicas, melódicas e harmônicas desta pesquisa. Conceitos relacionados a memória cósmica, emoção criadora, memória coletiva, identidade, tradição, arquivo, paisagem sonora, história, tempo e espaço formam o referencial para explorar questões associadas à memória social. Estudos sobre tratados de música poética ajudam a construir uma possível lista de figuras a ser aplicada em análises retórico-musicais de choros e valsas. Investigações sobre conceitos de poliritimia africana, síncope, metricidade, assimetria irregular, pulsos elementares, além de escritos sobre a estrutura e o fraseado do choro, organizam as análises rítmicas e formais. Conhecimentos sobre inflexões melódicas, tensões, escalas, acordes, cadências, modulação e polarização, baseados em trabalhos sobre a harmonia funcional na música brasileira, sustentam as análises harmônicas. A tese apresenta uma singular proposta de modelo para análises musicais aplicado ao repertório dos gêneros pesquisados. Tais análises indicam, por exemplo, que Paulinho da Viola utliza e recria, a partir de suas memórias, padrões musicais e ensinamentos de mestres chorões. O texto apresenta ainda aspectos da trajetória de Paulinho da Viola como intérprete e compositor de choros e valsas, destacando seu aprendizado musical e os diversos registros de suas peças instrumentais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Paulinho da Viola |
pt_BR |
dc.subject.pt |
memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
retórica musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
choro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
análise |
pt_BR |