dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Cândido Gonçalo Rocha |
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dc.contributor.author |
Silva, Nickolas Laprovita Mota da |
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dc.date.accessioned |
2022-05-24T14:28:27Z |
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dc.date.available |
2022-05-24T14:28:27Z |
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dc.date.issued |
2022-04-29 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Nickolas Laprovita Mota da. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo: identidades torcedoras rubro-negras nas redes sociais (2010-2021). 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13379 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo: identidades torcedoras rubro-negras nas redes sociais (2010-2021). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo: red-black supporter identities in social networks (2010-2021) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gonçalves, Cândido Gonçalo Rocha |
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dc.contributor.referee |
Hollanda, Bernardo Borges Buarque de |
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dc.contributor.referee |
Ferreira, Daniel Wanderson |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Football |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social networks |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Commodification of football |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fans |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the last years, sports studies have gained more and more space in the Brazilian study environment. The field of this field football is the object of studies from within in several areas. Object of this, the study of fans inside, has received research attention since the late 1970s. Over time, great changes have taken place in football, including the dynamics of relationships between fans and their clubs, providing new forms of communication. In these changes, social networks play a relevant role, as they become a channel of dynamic interactions between fans, playing an important role in the formation of contemporary fan identity. Owner of one of the biggest fans in Brazilian football, Clube de Regatas do Flamengo, is no different on social networks. Its popularity is also reflected in these, demonstrating the dimension of its popularity and influence not only in the sports environment, but also in the virtual environment.The objective of this work is recognized as an important space for social networks of fans and for the formation and dissemination of a red-black supporter identity through some groups of fans that exist essentially on social networks, they are essentially “Flamengo da Gente”, the “Movimento Nação 12” and the “Flamengo Antifascista”. We seek to understand its main guidelines and how important they are for the identity of the contemporary fan, having as a historical context an increasingly commercialized football and moving high financial values. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nos últimos anos, os estudos sobre esportes têm ganhado cada vez mais espaço no meio acadêmico brasileiro. Dentro deste campo, o futebol é objeto de trabalhos acadêmicos em diversas áreas. O estudo dos torcedores tem recebido a atenção de pesquisadores desde o final da década de 1970. Neste aspeto, grandes mudanças têm ocorrido no futebol, dentre elas a dinâmica das relações entre torcedores e seus clubes proporcionadas por novas formas de comunicação. Assim, as redes sociais desempenham um papel relevante, pois se tornam um canal de interações dinâmico entre os torcedores, desempenhando um importante papel na formação da identidade torcedora contemporânea. Possuidor de uma das maiores torcidas do futebol brasileiro, o Clube de Regatas do Flamengo, não é diferente nas redes sociais. Sua popularidade se reflete também nestas, demonstrando a dimensão de sua popularidade e influência não só no meio esportivo, mas também no meio virtual. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes sociais se tornaram um importante espaço de mobilização de torcedores e de formação e difusão de uma identidade torcedora rubro-negra através do estudo de alguns grupos de torcedores que existem essencialmente nas redes sociais, são eles o “Flamengo da Gente”, o “Movimento Nação 12” e o “Flamengo Antifascista”. Buscamos entender suas principais pautas e como essas são importantes para a formação da identidade torcedora contemporânea, possuindo como contexto histórico um futebol cada vez mais mercantilizado e movimentando altos valores financeiros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mercantilização do futebol |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Torcedores |
pt_BR |