DSpace Repository

Docere, delectare, movere formas e usos da história antiga no Imperial Colégio de Pedro II

Show simple item record

dc.contributor.advisor Turin, Rodrigo
dc.contributor.author Ferreira, Lara Kássia Amorim
dc.date.accessioned 2022-05-24T14:30:40Z
dc.date.available 2022-05-24T14:30:40Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.citation FERREIRA, Lara Kássia Amorim.Docere, delectare, movere, formas e usos da história antiga no Imperial Colégio de Pedro II. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13381
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Docere, delectare, movere formas e usos da história antiga no Imperial Colégio de Pedro II pt_BR
dc.title.alternative Docere, delete, movere, forms and uses of ancient history at the Imperial College of Pedro II pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Turin, Rodrigo
dc.contributor.referee Caldas, Pedro
dc.contributor.referee Sanglard, Nathália
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Classical antiquity pt_BR
dc.subject.en Compendium of Justiniano José da Rocha pt_BR
dc.subject.en Imperial College of Pedro II pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to understand how the forms and uses of Classical Antiquity were used in the Imperial College of Pedro II in the 19th century through the analysis of the curricular plans of 1851, 1858 and 1862, realizing the changes in the use of the classic in this chronological cut and I will still analyze of the use of antiquity in Justiniano José da Rocha's compendium, realizing how classical disciplines integrated school studies and the role they had in teaching, either as a source or as a model. I want to understand the changes in the use of Antiquity and its use by the carioca elite, which sough through humanist and classical education to obtain legitimacy for its policy of an Empire centralized in the province of Rio de Janeiro and the way in which national history should be inserted in universal history, claiming a Greco-Roman past to ensure the mark of civilization for the new nation that was being constructed ideologically. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho visa compreender como as formas e usos da Antiguidade Clássica foram utilizadas no Imperial Colégio de Pedro II no período oitocentista através da análise dos planos curriculares de 1851, 1858 e 1862 percebendo as mudanças na utilização do clássico neste corte cronológico e ainda farei a análise do uso da antiguidade no compêndio de Justiniano José da Rocha, percebendo como as disciplinas de cunho clássico integraram os estudos do colégio e a função que tinham no ensino, seja como fonte ou como modelo.Desejo perceber as mudanças no uso da Antiguidade e sua utilização pela elite carioca, a qual procurou através da educação humanista e clássica obter uma legitimação para a sua política de um Império centralizado na província do Rio de Janeiro e o modo como a história nacional deveria estar inserida na história universal, reivindicando um passado greco-romano para assegurar a marca de civilização para a nova nação que estava sendo construída ideologicamente. pt_BR
dc.subject.pt Antiguidade clássica pt_BR
dc.subject.pt Compêndio de Justiniano José da Rocha pt_BR
dc.subject.pt Imperial Colégio de Pedro II pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|