dc.contributor.advisor |
Turin, Rodrigo |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Lara Kássia Amorim |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-24T14:30:40Z |
|
dc.date.available |
2022-05-24T14:30:40Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-30 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Lara Kássia Amorim.Docere, delectare, movere, formas e usos da história antiga no Imperial Colégio de Pedro II. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13381 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Docere, delectare, movere formas e usos da história antiga no Imperial Colégio de Pedro II |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Docere, delete, movere, forms and uses of ancient history at the Imperial College of Pedro II |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Turin, Rodrigo |
|
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro |
|
dc.contributor.referee |
Sanglard, Nathália |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Classical antiquity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Compendium of Justiniano José da Rocha |
pt_BR |
dc.subject.en |
Imperial College of Pedro II |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to understand how the forms and uses of Classical Antiquity were used in the Imperial College of Pedro II in the 19th century through the analysis of the curricular plans of 1851, 1858 and 1862, realizing the changes in the use of the classic in this chronological cut and I will still analyze of the use of antiquity in Justiniano José da Rocha's compendium, realizing how classical disciplines integrated school studies and the role they had in teaching, either as a source or as a model. I want to understand the changes in the use of Antiquity and its use by the carioca elite, which sough through humanist and classical education to obtain legitimacy for its policy of an Empire centralized in the province of Rio de Janeiro and the way in which national history should be inserted in universal history, claiming a Greco-Roman past to ensure the mark of civilization for the new nation that was being constructed ideologically. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho visa compreender como as formas e usos da Antiguidade Clássica foram
utilizadas no Imperial Colégio de Pedro II no período oitocentista através da análise dos planos curriculares de 1851, 1858 e 1862 percebendo as mudanças na utilização do clássico neste corte cronológico e ainda farei a análise do uso da antiguidade no compêndio de Justiniano José da Rocha, percebendo como as disciplinas de cunho clássico integraram os estudos do colégio e a função que tinham no ensino, seja como fonte ou como modelo.Desejo perceber as mudanças no uso da Antiguidade e sua utilização pela elite carioca, a qual procurou através da educação humanista e clássica obter uma legitimação para a sua política de um Império centralizado na província do Rio de Janeiro e o modo como a história nacional deveria estar inserida na história universal, reivindicando um passado greco-romano para assegurar a marca de civilização para a nova nação que estava sendo construída ideologicamente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Antiguidade clássica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Compêndio de Justiniano José da Rocha |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imperial Colégio de Pedro II |
pt_BR |