dc.contributor.advisor |
Marzano, Andrea Barbosa |
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dc.contributor.author |
Santos, Pedro Henrique Souza dos |
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dc.date.accessioned |
2022-05-24T18:18:27Z |
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dc.date.available |
2022-05-24T18:18:27Z |
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dc.date.issued |
2022-04-27 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Pedro Henrique Souza dos. Discursos sobre o samba e os sambistas no Rio de Janeiro da Primeira República. 2022. 179 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13395 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Discursos sobre o samba e os sambistas no Rio de Janeiro da Primeira República |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Discourses about Samba and Sambista in Rio de Janeiro of First Republic |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Marzano, Andrea Barbosa |
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dc.contributor.referee |
Abreu, Martha |
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dc.contributor.referee |
Aguiar, Leila Bianchi |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black cultures |
pt_BR |
dc.subject.en |
Amefricanidade |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sambistas |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The Brazilian history is widely marked by the struggle of the black population in search of having their rights recognized as full citizens. If it is from their enslaved backs that the nation rises, what this population seeks is only what is rightfully theirs: decent living conditions. However, the history of the black people in Brazil is far from being reduced to slavery. In the cultural cross, with the African heritage brought by the way of the Atlantic, the Brazilian identity is completely crossed by several cultural elements of this population, among them the samba. As a culture, samba became a fundamental political tool in the search for rights and citizenship, especially in the post-abolition period. The work developed here seeks to understand how the samba, as a discourse, was used in the expectation of this population to achieve their goals, in the city of Rio de Janeiro throughout the First Republic. And also, how samba was represented in the press. For this, the analysis was carried out in newspapers of the time, in speeches of sambistas and in books that dealt with the theme and that were published in the analyzed historical context. Furthermore, this work sought to understand certain nuances of repression that sambistas say they have suffered, dialoguing directly with the concept of “repression paradigm”. Finally, this work considered that the aforementioned processes took place in a Rio de Janeiro marked by geographic and demographic changes, with the exodus of part of the population from central parishes to suburban regions throughout the period studied. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A história brasileira é amplamente marcada pela luta da população negra na busca de ter seus direitos reconhecidos enquanto cidadãos plenos. Se é a partir de suas costas escravizadas que se ergue a nação, o que essa população busca é apenas aquilo que lhe é de direito: condições dignas de vida por todos os seus serviços forçadamente prestados. Contudo, a história do povo preto no Brasil está longe de se resumir à escravidão. No cruzo cultural, com a herança africana trazida via Atlântico, a identidade brasileira é completamente atravessada por diversos elementos culturais dessa população, dentre eles o samba. Enquanto cultura, o samba se tornou uma ferramenta política fundamental na busca por direitos e cidadania, especialmente no período do pós-abolição da escravidão. O trabalho aqui desenvolvido busca compreender como o samba, enquanto discurso, foi utilizado na expectativa dessa população em conquistar seus objetivos, na cidade do Rio de Janeiro ao longo da Primeira República. E também como o samba foi representado na imprensa. Para isso, foi realizada uma análise em jornais de época, em discursos de sambistas e em livros que versavam sobre a temática e que foram publicados no contexto histórico analisado. Para além, neste trabalho buscou-se compreender certas nuances da repressão que os sambistas dizem ter sofrido, dialogando diretamente com o conceito de “paradigma da repressão”. Por fim, este trabalho considerou que os processos mencionados tiveram lugar em um Rio de Janeiro marcado por mudanças geográficas e demográficas, com o êxodo de parte da população das freguesias centrais para regiões suburbanas ao longo do período estudado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Culturas negras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Amefricanidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sambistas |
pt_BR |