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Educação patrimonial - um caminho para esperançar: projetos escolares de História no Rio de Janeiro

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dc.contributor.advisor Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de
dc.contributor.author Saba, Ana Gabriela
dc.date.accessioned 2022-05-24T18:52:04Z
dc.date.available 2022-05-24T18:52:04Z
dc.date.issued 2021-12-16
dc.identifier.citation SABA, Ana Gabriela. Educação Patrimonial - um caminho para esperançar: projetos escolares de História no Rio de Janeiro. 2021. 224f. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13396
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação patrimonial - um caminho para esperançar: projetos escolares de História no Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative Heritage Education – a way to hope: school projects of History in Rio de Janeiro pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de
dc.contributor.referee Oliveira, Maria Amália Silva Alves de
dc.contributor.referee Mello, Adriana Russi Tavares de
dc.contributor.referee Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira
dc.contributor.referee Dias, Cláudia Cristina de Mesquita Garcia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Heritage Education pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en School projects pt_BR
dc.subject.en Rolé in Penha pt_BR
dc.description.abstracten The thesis has as its theme Heritage Education, observed in the practices of school projects of History teachers in the city of Rio de Janeiro, especially Rolé na Penha. A project developed by the History teacher together with his students, in a municipal school in Vila Cruzeiro, a slum in the Penha neighborhood in the city of Rio Janeiro. A construction of memories about the neighborhood and guidance by eight collectively chosen cultural references in the locality. The objective of the study was to analyze the possibility of educational projects related to cultural heritage that start from a collective and dialogic construction in their elaboration, based on the understanding of Heritage Education proposed by National Historical and Artistic Heritage Institute - Iphan and its guidelines. The observation of the Project in question allowed us to look at Heritage Education processes as a plural readings of heritage, which give rise to a redefinition of local history and construction of memory based on the references of the local community. Dialogue with History teachers who carry out pedagogical practices, which address memory and heritage in History Teaching, helped to understand the importance of developing such projects and/or activities. Seen from a freirian perspective of hope and the construction of school knowledge that lead to the awareness of citizen freedom and the protagonist role of subjects, with the possibility of social transformation for those oppressed by inequalities. The research was carried out in a multicultural qualitative methodology with an ethnography of the observed project. The perspectives that support this study are based on the epistemologies of the South, which postulate the ecologies of knowledge and critical pedagogy, which allowed us to verify the need for Heritage Education, as an emerging field to deal with decolonial, anti-racist, feminist and intercultural issues. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A tese tem como tema a Educação Patrimonial, observada nas práticas de projetos escolares de professores de História da rede municipal do Rio de Janeiro, especialmente no Rolé na Penha. Um projeto elaborado pelo professor de História juntamente com seus alunos, em uma escola municipal na Vila Cruzeiro, favela do bairro da Penha na cidade do Rio Janeiro. Uma construção de memórias sobre o bairro e guiamento por oito referências culturais da localidade, coletivamente escolhidas. O objetivo do estudo foi analisar a possibilidade de projetos educativos relacionados ao patrimônio cultural que partissem de uma construção coletiva e dialógica em sua elaboração, a partir do entendimento de Educação Patrimonial proposto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e suas diretrizes. A observação do Projeto em questão, permitiu o olhar para os processos de Educação Patrimonial enquanto leituras plurais do patrimônio, que ensejam ressignificação da história local e construção de memória a partir das referências da comunidade local. O diálogo com os professores de História que realizam práticas pedagógicas, que abordam a memória e o patrimônio no Ensino de História ajudou a compreender a importância do desenvolvimento de tais projetos e/ ou atividade. Visto por uma perspectiva freiriana do esperançar e pela construção de conhecimentos escolares que ensejem à consciência de liberdade cidadã e de protagonismo dos sujeitos, com possibilidade de transformação social para os oprimidos pelas desigualdades. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia qualitativa multicultural com uma etnografia do projeto observado. As perspectivas que amparam tal estudo se baseiam nas epistemologias do Sul, as quais postulam as ecologias dos saberes e na pedagogia crítica, que permitiram constatar a necessidade da Educação Patrimonial, enquanto campo emergente para lidar com as questões decoloniais, antirracista, feminista e intercultural. pt_BR
dc.subject.pt Educação Patrimonial pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Projetos escolares pt_BR
dc.subject.pt Rolé na Penha pt_BR


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