dc.contributor.advisor |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.author |
Bernardes, Walter Lucio Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T13:53:57Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T13:53:57Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-25 |
|
dc.identifier.citation |
BERNARDES, Walter Lucio Guimarães. Novas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa?. 2021. 193 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13406 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Novas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
New investigations in urbe carioca: after all what to see: projected city, invisible or the wonderful city? |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Cerasoli, Josianne Francia |
|
dc.contributor.referee |
Reznik, Luís |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Urban Evolution |
pt_BR |
dc.subject.en |
Urban Plans |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogical itineraries |
pt_BR |
dc.subject.en |
Field classes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Place |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main theme of the dissertation is to approach the Urban Evolution of the city of Rio de Janeiro, in an interdisciplinary way, from a series of pedagogical circuits, realized in field classes, through the city center, guided by the teacher. We are in an information society, producing new knowledge all the time, but unfortunately the school in Brazil is still based on a conservative teaching model, which mainly aims at memorization, repetition and performance aimed at a pedagogical banking practice, without no meaning with reality and emphatically on the theoretical plane and in academicism. Thus, the objective of this research is to elaborate a new way to promote the Teaching of History, from the sensitive experience of students with the city of Rio de Janeiro, from field classes, within the theme of the Urban Evolution of the city, taking into account three urban plans or interventions: The Agache plan (1930), O Doxiadis (1965) and the Porto Maravilha Project (2016) and the transversal axis: heritage, memory, identity and place. The research, through the production of didactic material for teachers, also aims to assist the most varied education professionals in how to apply these new practices in the city environment, corroborating it as a viable alternative to teaching history, outside the institutional limits of School and classroom, seen as a naturally conservative and traditional practice. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A temática central da dissertação consiste na abordagem da Evolução Urbana da cidade do Rio de janeiro, de forma interdisciplinar, a partir de uma série de circuitos pedagógicos, realizados em aulas de campo, pelo centro da cidade, de forma guiada pelo professor. Estamos em uma sociedade da informação, produzindo novos conhecimentos a todo momento, mas infelizmente a escola no Brasil, ainda tem por base um modelo conservador de ensino, que visa principalmente a memorização, a repetição e o desempenho voltado para uma prática pedagógica bancária, sem nenhum significado com a realidade e enfática no plano teórico e no academicismo. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é elaborar uma nova forma de promover o Ensino de História, a partir da experiência sensível dos alunos com a cidade do Rio de janeiro, a partir de aulas de campo, dentro da temática da Evolução Urbana da cidade, levando em consideração três planos ou intervenções urbanas: O plano Agache (1930), O Doxiadis (1965) e o Projeto Porto Maravilha (2016) e o eixo transversal: patrimônio, memória, identidade e lugar. A pesquisa, através da produção de um material didático para os professores, também
visa auxiliar os mais variados profissionais de educação na forma como aplicar essas novas práticas no ambiente da cidade, corroborando como uma alternativa viável ao ensino de história, fora dos limites institucionais da Escola e da sala de aula, encarada como uma prática naturalmente conservadora e tradicional. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Evolução Urbana |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Planos Urbanos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Roteiros pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aulas de campo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lugar |
pt_BR |