dc.contributor.advisor |
Chuva, Márcia Regina Romeiro |
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dc.contributor.author |
Ferreira, Elizabeth Lara Cantoni |
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dc.date.accessioned |
2022-06-02T13:56:06Z |
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dc.date.available |
2022-06-02T13:56:06Z |
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dc.date.issued |
2022-05-20 |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, Elizabeth Lara Cantoni. Bordados e coleções: um estudo sobre práticas de preservação do bordado e sua relação com o feminino. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13408 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Bordados e coleções: um estudo sobre práticas de preservação do bordado e sua relação com o feminino |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Embroidery and Collections: a study on practices for the preservation of embroidery and its relationship with the feminine |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Chuva, Márcia Regina Romeiro |
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dc.contributor.referee |
Gomes, Lilian Alves |
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dc.contributor.referee |
Oliveira, Luana da Silva |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Embroidery |
pt_BR |
dc.subject.en |
Female |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The act of embroidering and the products ornamented with embroidery are present in
Brazilian society since the colonial period until today. The result of this handmade
technique that uses a textile language may present some message, ornament and/or
decorate. Within this embroidery universe, this research aimed to analyze groups and
individuals who propose to keep and preserve objects related to embroidery, and who
have created collections where the main focus is this practice and its preservation. For
this, a study was made about the "Museu do Bordado" and, mainly, about the
"Memorial do Bordado Maria Arte e Ofício", institutions located in Belo Horizonte, MG,
which were taken as examples of spaces dedicated to the preservation of embroidery.
During the research development process, the relationship of embroidery with the
feminine was analyzed. In this context, it was possible to establish a panorama about
the values and actions present in these places, and what these embroidery collections
represent to the people directly involved in the "Museu do Bordado" and in the
"Memorial do Bordado". As a result, it was observed that for these women, embroidery
is more than a craft technique, it is part of their memory and heritage. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O ato de bordar e os produtos ornamentados com bordados estão presentes na
sociedade brasileira desde o período colonial até os dias atuais. O resultado dessa
técnica artesanal que utiliza uma linguagem têxtil pode apresentar alguma mensagem,
ornamentar e/ou decorar. Dentro desse universo bordado, esta pesquisa teve como
objetivo analisar grupos e indivíduos que se propõem a guardar e preservar objetos
que se relacionam ao bordado, e que criaram coleções onde o foco principal é esta
prática e sua preservação. Para isso, foi feito um estudo sobre o Museu do Bordado
e, principalmente, sobre o Memorial do Bordado Maria Arte e Ofício, instituições
localizadas em Belo Horizonte, MG, que foram tomadas como exemplo de espaços
dedicados à preservação do bordado. No processo de desenvolvimento da pesquisa,
foi analisada a relação do bordado com o feminino. Nesse contexto, foi possível
estabelecer um panorama sobre os valores e ações presentes nesses locais, e o que
essas coleções sobre bordados representam para as pessoas diretamente envolvidas
no Museu do Bordado e no Memorial do Bordado. Como resultado, foi observado que
para essas mulheres, o bordado é mais do que uma técnica artesanal, ele é parte de
sua memória e patrimônio. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bordado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Feminino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |