dc.contributor.advisor |
Rabetti, Maria de Lourdes |
|
dc.contributor.author |
Marques, Bianco de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-10T00:33:10Z |
|
dc.date.available |
2022-06-10T00:33:10Z |
|
dc.date.issued |
2022-03 |
|
dc.identifier.citation |
Marques, Bianco de Souza. Música, teatro e memória: A voz da música no desfile cênico Nasce uma cidade (Barra Mansa - 2014). Dissertação (Mestrado) . - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13410 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Música, teatro e memória: A voz da música no desfile cênico Nasce uma cidade (Barra Mansa - 2014) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rabetti, Maria de Lourdes |
|
dc.contributor.referee |
Maletta, Ernani de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music and theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical direction |
pt_BR |
dc.subject.en |
collaborative processes |
pt_BR |
dc.subject.en |
scenic chorus |
pt_BR |
dc.subject.en |
memory in scene |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study is situated in the field of polyphonic interactions between music and theatre. It proposes a reflective analysis about the roles of music and musical direction in the process of creating and staging of the scenic parade Nasce uma cidade, of Coletivo Sala Preta, on the streets of Barra Mansa, RJ, in October 2014. Some theory investigations are elaborated about the follow themes: the approximations and distances between the languages of music and theatre in the western context; the role of the musical direction in collaborative scenic processes; the notion of scenic chorus and its use as a pedagogical and creative strategy that works in parallel in the spheres of theatricality and musicality. Based on this theoretical framework, the study alludes to the process and the staging of the scenic parade, with emphasis on its musical and sonorous aspects and seeking to hear the ways in which they articulate and tension the memory put in the scene. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo se situa no campo das interações polifônicas entre música e teatro, e propõe uma análise reflexiva sobre os papéis da música e da direção musical no processo de criação e encenação do desfile cênico Nasce uma cidade, do Coletivo Sala Preta, nas ruas de Barra Mansa, RJ, em outubro de 2014. Elabora algumas investigações teóricas sobre certas aproximações e afastamentos existentes entre as linguagens da música e do teatro no contexto ocidental, bem como sobre o papel da direção musical em processos cênicos colaborativos e a noção de coro cênico e sua utilização como estratégia pedagógica e criativa que trabalha paralelamente nos âmbitos da teatralidade e da musicalidade. Tendo como base esse arcabouço teórico, o estudo rememora o processo e a encenação do desfile cênico, com ênfase em seus aspectos musicais e sonoros, e buscando ouvir os modos como articulam e tensionam a memória colocada em cena. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música e teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
direção musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processos colaborativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
coro cênico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
memória em cena |
pt_BR |