dc.contributor.advisor |
Carvalho, Ana Maria Bulhões |
|
dc.contributor.author |
Barreto, Celina Bebianno Simões |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-10T00:33:18Z |
|
dc.date.available |
2022-06-10T00:33:18Z |
|
dc.date.issued |
2021-06 |
|
dc.identifier.citation |
Barreto, Celina Bebianno Simões. Do Sistema ao Método - Uma trajetória do pensamento de Stanislavski nos Estados Unidos. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13411 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Do Sistema ao Método - Uma trajetória do pensamento de Stanislavski nos Estados Unidos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Carvalho, Ana Maria Bulhões |
|
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.referee |
Elias, Larissa |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Stanislavski |
pt_BR |
dc.subject.en |
Strasberg |
pt_BR |
dc.subject.en |
Boleslavski |
pt_BR |
dc.subject.en |
Group Theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
System |
pt_BR |
dc.subject.en |
Method |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation seeks to trace the introduction and the course of the System created by Konstantin Stanislavski in the USA, beginning with the foundation of the American Laboratory Theatre, (ALT) by immigrants and direct disciples of Stanislavski, Richard Boleslavski and Maria Ouspenskaya, who inaugurated the Stanislavski tradition on American soil, followed by the foundation of the Group Theatre (GT) by Lee Strasberg, Harold Clurman and Cheryl Crawford. From the work developed in this group upon, the so-called Stanislavski System would, emerge the Strasberg Method, which Strasberg would further expand after the end of the GT, first at the Actors Studio and then at the Lee Strasberg Theatre Institute. At the Institute founded in 1969, he perfected a teaching methodology that was studied in the last part of this dissertation based on Strasberg’s texts and on my personal experience as a student at the Institute for six years, from 1979 to 1985, and as an acting teacher for another thirty. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação busca traçar a introdução e o percurso do Sistema criado por Konstantin Stanislavski nos EUA, começando pela fundação do American Laboratory Theatre (ALT) pelos imigrantes e discípulos diretos de Stanislavski, Richard Boleslavski e Maria Ouspenskaya, que inauguraram a tradição de Stanislavski em solo americano, seguidos pela fundação do Group Theatre (GT) por Lee Strasberg, Harold Clurman e Cheryl Crawford. A partir do trabalho desenvolvido neste grupo, do chamado Sistema Stanislavski, surgirá o Método Strasberg, que Strasberg aprofundará depois do fim do GT, primeiro no Actors Studio e depois no Instituto de Teatro Lee Strasberg. No Instituto fundado em 1969, ele desenvolve uma metodologia de ensino, estudada na última parte desta dissertação com base nos textos de Strasberg e na minha experiência pessoal como aluna do Instituto durante seis anos, de 1979 a 1985, e como professora de interpretação no Brasil por mais trinta. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Stanislavski |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Strasberg |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Boleslavski |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Group Theater |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Método |
pt_BR |