dc.contributor.advisor |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.author |
Rovaris, Liliane |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-10T00:33:26Z |
|
dc.date.available |
2022-06-10T00:33:26Z |
|
dc.date.issued |
2021-02 |
|
dc.identifier.citation |
Rovaris, Liliane. Raskólnikov 11:45, um salto de fé: uma revisão no trabalho autoral a partir de leituras de Dostoiévski e da construção de um solo baseado em Crime e castigo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13412 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Raskólnikov 11:45, um salto de fé: uma revisão no trabalho autoral a partir de leituras de Dostoiévski e da construção de um solo baseado em Crime e castigo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.referee |
Quilici, Cassiano Sydow |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Vanessa Teixeira |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fiòdor Dostoiévski |
pt_BR |
dc.subject.en |
Actoral creation process |
pt_BR |
dc.subject.en |
Andrei Tarkovski |
pt_BR |
dc.subject.en |
Crime and Punishment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary performance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is dedicated to the study of elements of the work of the russian writer Fiòdor Dostoiévski and his artistic procedures, treating them as inspirations and references to reflect on the work of creation of the actress and actor in contemporary times. The reflection takes place in the confrontation between literature and theater, understanding this friction as a fertile ground for inquietudes and possibilities to reflect on creative processes in action. To read the Dostoievsky elements, we dialogued with Mikhail Bakhtin, Jacques Rancière and Andrei Tarkovski, a russian filmmaker who is also one of the references of this work. This study is amalgamated with the creation, still in process, of a solo made from the novel Crime and Punishment, “Raskólnikov, 11: 45” in which the researcher is the actress and director. The feeling of compassion that inspires the construction of Sonia’s figure in contrast to that of Raskólnikov, a character who allows himself to be led by an individualistic and utilitarian logic, is the starting point of the solo and, also, of the revision of some notions that permeate the actoral work. Here, we dialogue with Suely Rolnik's notion of “vibrating-body”, and with the concept of “cultivation”, from the perspective of Cassiano Quilici. All elements and notions studied are confronted with the practice of the solo creation process, since its initial moment,in the residency “The listening-study for the actor”, carried out by Areas Coletivo, until the provisional structure created during this process. In addition to the written text, this study generated the lecture “Dostoiévski, a meeting between literature and the actor's creation process”, presented in October 2020, made possible by the public notice Cultura Presente nas Redes of the Secretary of State for Culture and Creative Economy of Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro) found at https://youtu.be/5hH3gyKc0kg. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho se dedica ao estudo de elementos da obra do escritor russo Fiòdor Dostoiévski e de seus procedimentos artísticos, tratando-os como inspirações e referências para refletir sobre o trabalho de criação da atriz e do ator na contemporaneidade. A reflexão se realiza no confronto entre a literatura e o teatro, entendendo essa fricção como terreno fértil de inquietações e possibilidades para refletir sobre processos criativos em atuação. Para leitura dos elementos dostoievskianos, dialogamos com Mikhail Bakthin, Jacques Rancière e Andrei Tarkovski, cineasta russo que é também uma das referências desse trabalho. Esse estudo se amalgama com a construção, ainda em processo, de um solo realizado a partir do romance Crime e Castigo, “Raskólnikov, 11:45” no qual a pesquisadora é atriz e diretora. O sentimento de compaixão que inspira a construção da figura de Sônia em contraponto a de Raskólnikov, personagem que se deixa levar por uma lógica individualista e utilitarista, é o ponto de partida do solo e, também, da revisão de algumas noções que permeiam o trabalho atoral. Aqui, dialogamos com a noção de “corpo-vibrátil” de Suely Rolnik, e com o conceito de “cultivo”, na perspectiva de Cassiano Quilici. Todos os elementos e noções estudadas são confrontados com a prática do processo de criação do solo, desde seu momento inicial, na residência “A escuta- estudo para o ator”, realizada pelo Areas Coletivo, até a estrutura provisória criada no decorrer desse processo. Além do texto escrito, esse estudo gerou a palestra “Dostoiévski, um encontro entre a literatura e o processo de criação do ator”, apresentada em Outubro de 2020, viabilizada pelo Edital Cultura Presente na Redes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia criativa do Rio de Janeiro, encontrada no https://youtu.be/5hH3gyKc0kg |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fiòdor Dostoiévski |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processo de criação atoral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Andrei Tarkovski |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crime e Castigo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atuação contemporânea |
pt_BR |