dc.contributor.advisor |
Gesteira, Heloisa Meireles |
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dc.contributor.author |
Reis, Alexander Lima |
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dc.date.accessioned |
2022-06-24T19:19:41Z |
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dc.date.available |
2022-06-24T19:19:41Z |
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dc.date.issued |
2022-02-22 |
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dc.identifier.citation |
REIS, Alexander Lima. Um inventor no Rio de Janeiro do século XVIII: Jerônimo Vieira de Abreu e a cultura do anil em perspectiva global. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13421 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um inventor no Rio de Janeiro do século XVIII: Jerônimo Vieira de Abreu e a cultura do anil em perspectiva global |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An inventor in 18th century Rio de Janeiro: Jerônimo Vieira de Abreu and indigo culture in global perspective |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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dc.contributor.referee |
Gesteira, Heloisa Meireles |
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dc.contributor.referee |
Gonçalves, Gonçalo Rocha |
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dc.contributor.referee |
Soares, Luiz Carlos |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Productive unit |
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dc.subject.en |
Artifact |
pt_BR |
dc.subject.en |
Indigo |
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dc.subject.en |
Cultivation |
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dc.subject.en |
Processing |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this master's dissertation is to study technical procedures of cultivation
and processing in production units of the extraction of the blue dye from the indigo plant. For this purpose, a case study is carried out on the trajectory of the merchant man and inventor Jerônimo Vieira de Abreu. This inventor spent most of his life working in production units and in the port of Rio de Janeiro in the second half of the 18th century. In the first chapter, the purpose is to think of technical procedures as fundamental categories to understand the development of an epistemology within the productive units. Then, the trajectory of this inventor is researched as a guiding thread to corroborate the hypothesis that cultivation and processing, in the experimentation phase, are forms of knowledge production. In the second chapter, it is intended to demonstrate that his practices were associated with a broader movement of reforms and inventions typical of the Enlightenment period. Finally, the analysis of an iconographic set begins with the objective of studying artifacts and devices present in productive units in different parts of the world. Between the 16th and 17th centuries, India was the main exporter of indigo dye, but, in the 18th century, the American continent became the main exporter. However, in the late 18th and early 19th centuries, India resumed its status as the main exporter. Thus, it is investigated how an iconographic set can provide information to understand the circulation of technical procedures of the indigo culture in a global perspective. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
O objetivo desta dissertação de mestrado é estudar procedimentos técnicos de cultivo e
beneficiamento em unidades produtivas de extração do corante azul da planta de anil. Para tal finalidade, realiza-se um estudo de caso sobre a trajetória do homem de negócio e inventor Jerônimo Vieira de Abreu. Esse inventor passou a maior parte da sua vida trabalhando em unidades produtivas e no porto do Rio de Janeiro na segunda metade do século XVIII. No primeiro capítulo, tem-se o propósito de pensar os procedimentos técnicos como categorias fundamentais para compreender o desenvolvimento de uma epistemologia dentro das unidades produtivas. Em seguida, pesquisa-se a trajetória deste inventor como um fio condutor para corroborar a hipótese de que cultivo e beneficiamento, em fase de experimentação, são formas de produção de conhecimento. No segundo capítulo, pretende-se demonstrar que suas práticas estavam associadas a um movimento mais amplo de reformas e invenções típicas do período do Iluminismo. Por fim, inicia-se a análise de um conjunto iconográfico com objetivo de estudar os artefatos e os dispositivos presentes em unidades produtivas de diversas partes do mundo.
Entre os séculos XVI e XVII, a Índia foi a principal exportadora do corante de anil, porém, no século XVIII, o continente americano passou a ser o principal exportador. Contudo, no final do século XVIII e início do XIX, a Índia retomou a condição de principal exportadora. Dessa forma, investiga-se como um conjunto iconográfico pode fornecer informações para compreender a circulação de procedimentos técnicos da cultura do anil em perspectiva global. |
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dc.subject.pt |
Unidade produtiva |
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dc.subject.pt |
Artefato |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Anil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultivo |
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dc.subject.pt |
Beneficiamento. |
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