dc.contributor.advisor |
Soares, Ana Lucia Martins |
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dc.contributor.author |
Mascarenhas, Regina de Alencar |
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dc.date.accessioned |
2022-07-18T20:23:13Z |
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dc.date.available |
2022-07-18T20:23:13Z |
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dc.date.issued |
2021-05-06 |
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dc.identifier.citation |
Mascarenhas, Regina de Alencar. GG: Gordas com Graça – Comicidade de um corpo divergente. 2021. 179fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13440 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
GG: Gordas com Graça – Comicidade de um corpo divergente |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lucia Martins |
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dc.contributor.referee |
Leite, Vilma Campos dos Santos |
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dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Comicity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Clowning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fat woman |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present dissertation is a result of a study on the fat clown-woman from an initial hypothesis that she could have the possibility of creating comicity under the condition of being fat, and how this could be done to produce laughter motivated by life stories, inner experiences and personal traits. I have started from a historical and theoretical approach on the fat body (Vigarello, Sant`anna) and on comicity (Propp, Bergson, Verena) to underpin testimonials of five artists interviewed for this research. As a result, it was observed that there were no differences in their comicity specifically due to the fact they were fat. Although, if being fat is not a particular "inadequacy" for a clown-woman, her body points out a difference, and this opens up possibilities for the female fat body on stage. From the commonplace of a pathologized body, the fat woman becomes potent as a clown, where she finds a fertile space for remaking her social role, experiencing possibilities, reframing knowledge, and improving her own body perception. The presence of her fat body boosts on stage and also creates a feeling of belonging. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
A presente dissertação é resultado de um estudo sobre a palhaça gorda a partir da hipótese de que ela teria a possibilidade de criar comicidade pela condição de ser gorda, e de como isso se processaria na produção do riso motivada por histórias de vida, experiências íntimas e características pessoais. Parto de uma abordagem histórica e teórica do corpo gordo (Vigarello, Sant`anna) e da comicidade (Propp, Bergson, Verena) para chegar aos testemunhos de cinco artistas entrevistadas para esta pesquisa. Como resultado, observo que não há um diferencial na comicidade dessas artistas apenas por serem gordas. Contudo, se o fato de ser gorda não se configura uma “inadequação” peculiar para a palhaça, seu corpo acaba apontando para uma diferença, e isso abre possibilidades para a presença do corpo gordo feminino em cena. Do lugar cotidiano de um corpo patologizado, a mulher gorda se torna uma força na palhaçaria, onde encontra espaço fértil para reinventar seu papel social, experimentar possibilidades, ressignificar saberes e aprimorar sua própria percepção corporal. A presença de seu corpo se potencializa no palco criando uma sensação de pertencimento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comicidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Palhaçaria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mulher gorda |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |