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Para onde vamos com tudo aquilo que não dissemos? Relatos pessoais para resgatar minha criança viada

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dc.contributor.advisor Freitas, Marcio Augusto Ribeiro
dc.contributor.author Pêgas, Pablo
dc.date.accessioned 2022-07-22T21:33:23Z
dc.date.available 2022-07-22T21:33:23Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation Pêgas, Pablo. Para onde vamos com tudo aquilo que não dissemos? Relatos pessoais para resgatar minha criança viada.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Rio de Janeiro,20221. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13443
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Para onde vamos com tudo aquilo que não dissemos? Relatos pessoais para resgatar minha criança viada pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Freitas, Marcio Augusto Ribeiro
dc.contributor.referee Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
dc.contributor.referee Felix, Tânia Alice
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Autobiographical Performances pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Theater in podcast format pt_BR
dc.subject.en Gender studies pt_BR
dc.subject.en Tracey Emin pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation intends to investigate the use of autobiographical material for the construction of works within the field of performing arts. Initially, I investigate the notion of autobiographical performances conceived according to the professor and researcher Deirdre Heddon, tracing a reflection on the notion of performance art in conjunction with the use of autobiography for the construction of artistic works. I start with a brief analysis of some works by the English artist Tracey Emin, to discuss not only the use of autobiographical material, but also to highlight a comprehension of the theme of trauma and the writing of personal accounts from this. In the same chapter, I analyze the work O Amigo do meu Tio, by the artist and professor at UDESC, Vicente Concílio, through which I approach issues of gender and sexuality, proposing a mirroring with my practical work. The later chapters are developed around the research of references, analysis and reports that helped me to build my practical work, which gives the title to this dissertation: Para onde vamos com tudo aquilo que não dissemos? In the end, I build a dramaturgy using personal accounts to develop a work that approaches the notion of autobiographical performances and that works on trauma, rescuing memories and using poetic and sensitive discussions on gender and sexuality issues. Some texts from the final work of this master's degree can be heard in podcast format, bringing another layer to the research: theater to be listened to. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Essa dissertação se propõe a investigar o uso de material autobiográfico para a construção de trabalhos dentro do campo das artes cênicas. Investigo inicialmente a noção de perfomances autobiográficas pensada de acordo com a professora e pesquisadora Deirdre Heddon,traçando uma reflexão sobre a noção de arte da perfomance e o uso da autobiografia em conjunto para a construção de trabalhos artísticos. Parto para a analise breve de algumas obras da artista inglesa Tracey Emin, para não somente discutir o uso de material autobiográfico como também iluminar um entendimento da temática do trauma e da escrita de relatos pessoais a partir disso. Analiso, no mesmo capítulo, o trabalho O Amigo do meu Tio, do artista e professor da UDESC Vicente Concílio, por meio do qual abordo questões de gênero e sexualidade propondo um espelhamento com a minha obra prática. Os capítulos posteriores se desenvolvem acerca da pesquisa de referências, análises e relatos que me auxiliaram a construir o meu trabalho prático, que dá título a essa dissertação: Para onde vamos com tudo aquilo que não dissemos? Ao final, construo uma dramaturgia fazendo uso de relatos pessoais para desenvolver uma obra que se aproxime da noção de performances autobiográficas e que trabalhe acerca do trauma, do resgate de memórias e utilize de discussões poéticas e sensíveis sobre questões de gênero e sexualidade. Alguns textos da obra final deste mestrado podem ser escutados em formato de podcast, trazendo brevemente uma outra camada para a pesquisa: teatro para ser escutado. pt_BR
dc.subject.pt Performances Autobiográficas pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR
dc.subject.pt Teatro em podcast pt_BR
dc.subject.pt Estudos de gênero pt_BR
dc.subject.pt Tracey Emin pt_BR


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