dc.contributor.advisor |
Dias, José |
|
dc.contributor.author |
Azevedo, Isabella Castro de |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-29T20:37:22Z |
|
dc.date.available |
2022-07-29T20:37:22Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
Azevedo, Isabella Castro de. Iluminação Cênica: uma investigação sobre a interação entre luzes, cores e diferentes tons de pele em cena e seus contrastes simultâneos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13450 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Iluminação Cênica: uma investigação sobre a interação entre luzes, cores e diferentes tons de pele em cena e seus contrastes simultâneos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Dias, José |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Vanessa Teixeira de |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Regiane Aparecida Caire da |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Lighting design |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scene visuality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Skin tones |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Starting from an approach on the influence that the perception of the chromatic phenomenon can have on the scenic image and, considering the notions of visibility and visuality as coexisting differentials in the ways of seeing and creating images in direct contact with cultural and temporal locations, the present research seeks to take a look at the interaction between lights, colors and different skin tones in the scene. To this end, both studies on the nature of light and the influence that colors exert on perception when observed individually and simultaneously and the resulting symbolic character of these interactions are carried out. It is also proposed, at the end of the theoretical survey, a conversation with some lighting designers professionals and the realization of a practical laboratory of experimentation aiming to perceive and demonstrate the luminous differential of some artificial sources used in theatrical practice in relation to different skin tones when combined with different clothing and background colors. The laboratory was held in just one day and was attended by two actresses and an actor. The structure of the laboratory is divided into two experiments, the first investigates the relationship of black and white colors in clothing and in the background with three different light sources, and the second, the interaction between the color of the garments with the color of the light sources. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo de uma abordagem sobre a influência que a percepção do fenômeno cromático pode ter sobre a imagem cênica e, considerando as noções de visibilidade e visualidade como diferenciais coexistentes nos modos de ver e criar imagens em contato direto com as localizações culturais e temporais, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre a interação entre luzes, cores e diferentes tons de pele entre si em cena. Para tal, atravessa-se tanto estudos sobre a natureza da luz quanto a influência que as cores exercem sobre a percepção quando observadas individual e simultaneamente e o decorrente caráter simbólico dessas interações. Propondo-se também, ao final do levantamento teórico, a conversa com alguns profissionais da iluminação cênica e a realização de um laboratório prático de experimentação visando perceber e demonstrar o diferencial luminoso de algumas fontes artificiais utilizadas na prática teatral em relação a diferentes tons de pele entre si quando combinados com diferentes de cores de vestimenta e fundo. O laboratório foi realizado em apenas um dia e contou com a participação de duas atrizes e um ator. A estrutura do laboratório se divide em dois experimentos, o primeiro investiga a relação das cores preto e branco na vestimenta e no fundo com três fontes luminosas diferentes, e o segundo, a interação entre o colorido das vestimentas com o colorido das fontes luminosas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Iluminação cênica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Visualidade da cena |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tons de Pele |
pt_BR |