DSpace Repository

Ações de cuidado à criança em distanciamento social no contexto da COVID-19: uma revisão integrativa

Show simple item record

dc.contributor.advisor La Cava, Angela Maria
dc.contributor.author Rasga, Gabrielle Ferraris
dc.date.accessioned 2022-08-02T12:37:34Z
dc.date.available 2022-08-02T12:37:34Z
dc.date.issued 2021-04-08
dc.identifier.citation RASGA, Gabrielle Ferraris. Ações de cuidado à criança em distanciamento social no contexto da COVID-19: uma revisão integrativa. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13454
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ações de cuidado à criança em distanciamento social no contexto da COVID-19: uma revisão integrativa pt_BR
dc.title.alternative Actions of care for children under social distancing in the context of COVID-19: an integrative review pt_BR
dc.title.alternative Acciones de cuidado de los ninos em el distanciamento social en el contexto de COVID-19: una revision integradora pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee La Cava, Angela Maria
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject.en Child´s health pt_BR
dc.subject.en Social distancing pt_BR
dc.subject.en COVID-19 pt_BR
dc.subject.es Salud del niño pt_BR
dc.subject.es COVID-19 pt_BR
dc.subject.es Distanciamento Social pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: COVID-19 has changed and is changing family life. The scenario resulting from the spread the disease, in addition to the sanitary measures to mitigate it, have the full capacity to negatively impact children's lifestyles, as well as to provoke and/or aggravate their vulnerability in multiple ways. Objectives: to identify and analyze the care actions indicated and described in the scientific literature aimed at children going through social distancing, in the face of the response to the COVID-19 pandemic. Methodology: It constitutes as an Integrative Review (IR) of the literature. Data collection was carried out in the databases, accessed via CAPES Portal, Biblioteca Virtual em Saude (BVS); PubMed / MEDLINE; CINAHL and Web Of Science. Results: After submitting to the established inclusion and exclusion criteria and assessing their relevance to the guiding question, 11 studies were included for final analysis. The care actions were separated into the thematic axes: Interpersonal, Social Relations and Bonding; Parenting; Accidents Prevention; Activities at Home; Internet Use, Screen use and Media Consumption; Communication and Education for COVID-19 and Self-care. Conclusion: The care actions presented were mainly for the action of caregivers and/or family members and focused, heavily, on the psychosocial health of children in the research context. The findings evoke the need to overcome the, widely adopted by health agents, restricted vision on the organic dimension of COVID-19, supporting an all-encompassing and sensitive approach to the diversity of impacts that the pandemic and social distancing may have on this population. pt_BR
dc.description.abstractes Introduccion: COVID-19 ha cambiado y esta cambiando la vida familiar. El escenario resultante de la propagacion de La enfermidad, asi como las medidas sanitarias para mitigarlo, tienen plena capacidad para impactar negativamente el estilo de vida de los ninos, asi como para provocar y/o agravar su vulnerabilidad en multiples puntos. Objetivos: identificar y analizar las acciones de cuidado indicadas y descritas en la literatura cientifica dirigidas a ninos en distancia social frente a la pandemia COVID-19. Metodologia: Constituye una Revision Integradora (RI) de la literatura. La recoleccion de datos se realizo en lãs bases de datos Biblioteca Virtual en Salud (BVS); PubMed/MEDLINE; CINAHL y Web Of Science. Resultados: Tras someterse a los criterios de inclusion y exclusion y valorar su relevancia para la pregunta orientadora, se incluyeron 11 estudios. Las acciones de cuidado se dividieron en los ejes tematicos: Interpersonal, Relaciones Sociales y Vinculo; Actitudes de los Padres; Prevencion de Accidentes; Actividades en el Hogar; Uso de Internet, Pantallas y Consumo de Medios; Comunicacion y Educacion para COVID-19 y Autocuidado. Conclusion: Las acciones de cuidado presentadas fueron principalmente para la accion de los cuidadores y/o familiares y se enfocaron, en peso, en la salud psicosocial de los ninos em el contexto de investigacion. Los hallazgos evocan la necesidad de superar la vision restringida en la dimension organica de COVID-19, ampliamente adoptada por los agentes de salud, apoyando un enfoque expandido y sensible a la diversidad de impactos que la pandemia y la distancia social pueden tener en esta poblacion. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: A COVID-19 mudou e esta mudando a vida familiar. O cenário resultante da disseminação desta doença, assim como as medidas sanitárias para mitiga-lo, tem a plena capacidade de impactar negativamente o estilo de vida das crianças, assim como provocar e/ou agravar sua vulnerabilidade em múltiplos vértices. Objetivos: identificar e analisar as ações de cuidado indicadas e descritas na literatura cientifica voltadas as crianças em distanciamento social frente ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. Metodologia: Constitui-se como uma revisão integrativa (RI) da literatura. A coleta de dados foi realizada nas bases, acessadas via Portal CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); PubMed/MEDLINE; CINAHL e a Web Of Science. Resultados: Após a submissão aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos e a avaliação de sua pertinência perante a pergunta norteadora, 11 estudos foram incluídos para analise final. As ações de cuidado foram separadas nos eixos temáticos: Relações Interpessoais, Sociais e Vinculo; Atitudes Parentais; Prevenção de Acidentes; Atividades em Casa; Uso da Internet, Telas e o Consumo de Mídia; Comunicação e Educação para a COVID-19 e Autocuidado. Conclusão: As ações de cuidado apresentadas foram majoritariamente para a ação dos cuidadores e/ou familiares e com foco, em peso, na saúde psicossocial das crianças no contexto de pesquisa. Os achados evocam a necessidade de superação da visão restrita a dimensão orgânica da COVID-19, muito adotada pelos agentes de saúde, dando apoio a uma abordagem ampliada e sensível a diversidade de impactos que a pandemia e o distanciamento social podem incidir sobre essa população. pt_BR
dc.subject.pt Saúde da criança pt_BR
dc.subject.pt Distanciamento social pt_BR
dc.subject.pt COVID-19 pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|