dc.contributor.advisor |
Freitas, Vera Lúcia |
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dc.contributor.author |
Silva, Brenda Luiza Oliveira da |
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dc.date.accessioned |
2022-08-02T12:39:07Z |
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dc.date.available |
2022-08-02T12:39:07Z |
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dc.date.issued |
2021-04-29 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Brenda Luiza Oliveira da. A comunicação na enfermagem durante a assistência ao paciente com deficiência auditiva: uma revisão integrativa. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13455 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A comunicação na enfermagem durante a assistência ao paciente com deficiência auditiva: uma revisão integrativa |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Freitas, Vera Lúcia |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: investigar as produções científicas em relação à qualidade e os meios de comunicação do profissional de enfermagem com o paciente com deficiência auditiva. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de abordagem qualitativa do tipo descritivo. Para a construção da revisão integrativa foi utilizada seis etapas distintas, definidas por Ursi (2005). Resultados: A partir dos dados coletados, os resultados foram organizados em 4 categorias: meios de comunicação, experiência do profissional de enfermagem, vivência do paciente com deficiência auditiva na unidade de saúde e sugestões para um acolhimento humanizado. Conclusão: concluiu-se que os profissionais de enfermagem apresentam dificuldades que atrapalham no atendimento ao paciente com deficiência auditiva e estes sentem-se descriminados e excluídos por não poder usufruir de um acolhimento eficaz da mesma forma que a população ouvinte. Portanto a LIBRAS precisa ser estimulada para que os esses pacientes sejam atendidos de forma que a comunicação seja eficiente. É fundamental que estratégia sejam traçadas para que a população surda tenha seus direitos de saúde atendidos com êxito. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Paciente com deficiência auditiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação no atendimento em saúde |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |