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A comunicação na enfermagem durante a assistência ao paciente com deficiência auditiva: uma revisão integrativa

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dc.contributor.advisor Freitas, Vera Lúcia
dc.contributor.author Silva, Brenda Luiza Oliveira da
dc.date.accessioned 2022-08-02T12:39:07Z
dc.date.available 2022-08-02T12:39:07Z
dc.date.issued 2021-04-29
dc.identifier.citation SILVA, Brenda Luiza Oliveira da. A comunicação na enfermagem durante a assistência ao paciente com deficiência auditiva: uma revisão integrativa. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13455
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A comunicação na enfermagem durante a assistência ao paciente com deficiência auditiva: uma revisão integrativa pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Freitas, Vera Lúcia
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivo: investigar as produções científicas em relação à qualidade e os meios de comunicação do profissional de enfermagem com o paciente com deficiência auditiva. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de abordagem qualitativa do tipo descritivo. Para a construção da revisão integrativa foi utilizada seis etapas distintas, definidas por Ursi (2005). Resultados: A partir dos dados coletados, os resultados foram organizados em 4 categorias: meios de comunicação, experiência do profissional de enfermagem, vivência do paciente com deficiência auditiva na unidade de saúde e sugestões para um acolhimento humanizado. Conclusão: concluiu-se que os profissionais de enfermagem apresentam dificuldades que atrapalham no atendimento ao paciente com deficiência auditiva e estes sentem-se descriminados e excluídos por não poder usufruir de um acolhimento eficaz da mesma forma que a população ouvinte. Portanto a LIBRAS precisa ser estimulada para que os esses pacientes sejam atendidos de forma que a comunicação seja eficiente. É fundamental que estratégia sejam traçadas para que a população surda tenha seus direitos de saúde atendidos com êxito. pt_BR
dc.subject.pt Comunicação em enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Paciente com deficiência auditiva pt_BR
dc.subject.pt Comunicação no atendimento em saúde pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


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