dc.contributor.advisor |
Silva, Alexandre Sousa da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Luan Claudio de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-04T14:11:30Z |
|
dc.date.available |
2022-08-04T14:11:30Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-13 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Luan Claudio de Oliveira. O processo de ensino-aprendizagem de cuidado canguru na formação de profissionais de saúde: uma revisão sistemática embasada no protocolo PRISMA. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13469 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
restrictedAccess |
pt_BR |
dc.title |
O processo de ensino-aprendizagem de cuidado canguru na formação de profissionais de saúde: uma revisão sistemática embasada no protocolo PRISMA. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The kangaroo care teaching-learning process in the health personnel training: a PRISMA-based systematic review |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El proceso de ensenãnza-aprendizaje del cuidado canguro en formación de profesionales de salud: uma revisión sistemática basada en protocolo PRISMA. |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Laura Johanson da |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Alexandre Sousa da |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Laura Johanson da |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Em 2019 a OMS divulgou relatório que apontava que recém-nascidos prematuros e baixo peso representam um grupo social de extrema vulnerabilidade. Ademais, o Cuidado Canguru (CC) é umas das mais conceituadas ferramentas baseadas em evidência voltadas ao cuidado dessa parcela em específico. Nesse sentido, é impendioso garantir que o ensino-aprendizagem desse artifício de cuidado na formação de profissionais de saúde tenha a mais alta eficácia possível. A esse respeito, o presente estudo, que se configura como uma revisão sistemática orientada pelo Protocolo PRISMA, objetiva entender o processo de ensino-aprendizagem do CC na formação educacional de profissionais de saúde. Pesquisou-se em cinco bases de dados, sendo inclusos neste estudo 07 artigos. A partir de sua análise pôde-se compreender o panorama do processo ensino-aprendizagem de Cuidado Canguru, desde desenvolvimento de estratégias de educação em CC ao valor agregado à sua certificação. Dessa forma, o presente estudo alcançou o objetivo almejado, provendo síntese baseada em evidências acerca do processo de ensino-aprendizagem do cuidado canguru. Não obstante, o incentivo a sistematizações de sua aplicação por meio da produção de diretrizes governamentais sobre essa prática é medido que se impõe, visando a ampliação da cobertura e aprimoramento da qualidade do dessa prática assistencial e mitigação da mortalidade de recém nascidos-prematuros e baixo peso principalmente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Método canguru |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pessoal de saúde |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |