DSpace Repository

O processo de ensino-aprendizagem de cuidado canguru na formação de profissionais de saúde: uma revisão sistemática embasada no protocolo PRISMA.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Alexandre Sousa da
dc.contributor.author Silva, Luan Claudio de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-08-04T14:11:30Z
dc.date.available 2022-08-04T14:11:30Z
dc.date.issued 2021-05-13
dc.identifier.citation SILVA, Luan Claudio de Oliveira. O processo de ensino-aprendizagem de cuidado canguru na formação de profissionais de saúde: uma revisão sistemática embasada no protocolo PRISMA. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13469
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights restrictedAccess pt_BR
dc.title O processo de ensino-aprendizagem de cuidado canguru na formação de profissionais de saúde: uma revisão sistemática embasada no protocolo PRISMA. pt_BR
dc.title.alternative The kangaroo care teaching-learning process in the health personnel training: a PRISMA-based systematic review pt_BR
dc.title.alternative El proceso de ensenãnza-aprendizaje del cuidado canguro en formación de profesionales de salud: uma revisión sistemática basada en protocolo PRISMA. pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Laura Johanson da
dc.contributor.referee Silva, Alexandre Sousa da
dc.contributor.referee Silva, Laura Johanson da
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Em 2019 a OMS divulgou relatório que apontava que recém-nascidos prematuros e baixo peso representam um grupo social de extrema vulnerabilidade. Ademais, o Cuidado Canguru (CC) é umas das mais conceituadas ferramentas baseadas em evidência voltadas ao cuidado dessa parcela em específico. Nesse sentido, é impendioso garantir que o ensino-aprendizagem desse artifício de cuidado na formação de profissionais de saúde tenha a mais alta eficácia possível. A esse respeito, o presente estudo, que se configura como uma revisão sistemática orientada pelo Protocolo PRISMA, objetiva entender o processo de ensino-aprendizagem do CC na formação educacional de profissionais de saúde. Pesquisou-se em cinco bases de dados, sendo inclusos neste estudo 07 artigos. A partir de sua análise pôde-se compreender o panorama do processo ensino-aprendizagem de Cuidado Canguru, desde desenvolvimento de estratégias de educação em CC ao valor agregado à sua certificação. Dessa forma, o presente estudo alcançou o objetivo almejado, provendo síntese baseada em evidências acerca do processo de ensino-aprendizagem do cuidado canguru. Não obstante, o incentivo a sistematizações de sua aplicação por meio da produção de diretrizes governamentais sobre essa prática é medido que se impõe, visando a ampliação da cobertura e aprimoramento da qualidade do dessa prática assistencial e mitigação da mortalidade de recém nascidos-prematuros e baixo peso principalmente. pt_BR
dc.subject.pt Método canguru pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Pessoal de saúde pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|