dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Isaac S |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-19T21:31:06Z |
|
dc.date.available |
2022-08-19T21:31:06Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
Andrade, Isaac S. A influência do CMRJ na vida laboral de músicos na primeira década do século XX: um estudo dos seus sócios fundadores a partir do fundo documental do Sindmusi. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13482 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A influência do CMRJ na vida laboral de músicos na primeira década do século xx: um estudo dos seus sócios fundadores a partir do fundo documental do Sindmusi |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.referee |
Medeiro, Alan Rafael de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Work of the musician |
pt_BR |
dc.subject.en |
Centro Musical do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Documentary collection |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation deals with the Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), current Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), through its Documentary Fund, in particular the registration forms of the founding musicians in 1907. objective the preliminary survey of the collection and to identify the professional profile of the musicians linked to the creation of this Center. We made a quantitative survey of these members, we investigated who were the musicians linked to the CMRJ and its founding partners; the type of association and the representation offered by the institution in the first year of activities. In addition to the collection, in order to understand the historical context of this institution and its founding partners, we use complementary research tools such as periodicals from the Hemeroteca da Biblioteca Nacional, the book “Acordes e Accords” by Esteves (1996), websites and blogs. Thus, we seek to understand who these musicians were, the spaces occupied in work and musical activities in the city of Rio de Janeiro and the influence of the Musical Center for the professional exercise of the musician, performed in the first decades of the 20th century. The CMRJ acted as an institution promoting concerts and proposing rules for musical work, whose activities reflected the ideals of the Belle Époque in Rio. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação trata do Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), atual Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), através de seu Fundo documental, em especial as fichas de matrícula dos músicos fundadores no ano de 1907. Tem como objetivo o levantamento preliminar do acervo e identificar o perfil profissional dos músicos ligados à criação deste Centro. Fizemos um levantamento quantitativo desses membros integrantes, investigamos quem eram os músicos vinculados ao CMRJ e seus sócios fundadores; o tipo de associação e a representatividade oferecida pela instituição no primeiro ano de atividades. Além do acervo, para compreender o contexto histórico dessa instituição e seus sócios fundadores, utilizamos ferramentas de pesquisas complementares como periódicos da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, o livro “Acordes e Acordos” de Esteves (1996), sites e blogs. Assim, buscamos a compreensão sobre quem eram esses músicos, os espaços ocupados nas atividades laborais e musicais na cidade do Rio de Janeiro e a influência do Centro Musical para o exercício profissional do músico, desempenhado nas primeiras décadas do século XX. O CMRJ atuava como instituição promotora de concertos e propositora de regras para o trabalho musical, cujas atividades refletiam ideais da Belle Époque carioca. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trabalho do músico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro Musical do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acervo documental |
pt_BR |