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Poéticas do espaço como processo criativo para a composição acusmática

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dc.contributor.advisor Quaranta, Daniel Eduardo
dc.contributor.author Encarnação, Frederico S. R
dc.date.accessioned 2022-08-19T21:31:12Z
dc.date.available 2022-08-19T21:31:12Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation Encarnação, Frederico S. R.. Poéticas do espaço como processo criativo para a composição acusmática. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13483
dc.description.sponsorship Essa pesquisa teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Poéticas do espaço como processo criativo para a composição acusmática pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Quaranta, Daniel Eduardo
dc.contributor.referee Holmes, Bryan
dc.contributor.referee Bertissolo, Guilherme
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en spatiality pt_BR
dc.subject.en acousmatic composition pt_BR
dc.subject.en creative process pt_BR
dc.description.abstracten The electroacoustic composition in fixed media, due to its deliberate choice of the acousmatic experience as an epistemic mode and of diffusion through loudspeakers as an instrument of spatial interpretation, is one of the most fertile fields of investigationof space as a poetic and narrative element, both at the moment of structuring. of the internal space of the compositional discourse and in the interpretation of the external space of diffusion. This research focuses on the investigation of ways of articulating space and creating different types of listening environments in the field of acousmatic composition. In this work, spatiality is thought of as a starting point for the creative process of a sound conception or musical narrative, with a strong potential to evoke memories and referentialities that elaborate a sound poetics. To contextualize the fundamentals of the practice of so-called "spatial music", this research presents a historical overview of the practice of sound spatialization throughout the history of Western music, addressing relevant theories about spatiality in the field of acousmatic composition and compositional strategies that focus on its spatial aspect. Throughout the research, typologies and ideas for the structuring of the composition's internal space are presented, as well as methods of auralization of a sound field for a diffusion performance. The theories and concepts presented throughout the research served as a theoretical and practical tool for the elaboration of an authorial artistic portfolio of acousmatic compositions with an emphasis on spatiality as a central element of the compositional discourse. This work aims to present an account of the compositional process of the portfolio, relating it to the theories referred to throughout the research. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A composição electroacústica em mídia fixa, pela sua escolha deliberada da experiência acusmática como modo epistêmico e da difusão por alto-falantes como instrumento de interpretação espacial é um dos campos mais férteis de investigação do espaço como elemento poético e narrativo, tanto no momento da estruturação do espaço interno do discurso composicional quanto na interpretação do espaço externo de difusão. A presente pesquisa tem como foco investigar formas de articulação do espaço e criação de diferentes tipos de ambientes de escuta no campo da composição acusmática. Neste trabalho a espacialidade é pensada como um ponto de partida para o processo criativo de uma concepção sonora ou narrativa musical, com uma forte potencialidade de evocar memórias e referencialidades que elaboram uma poética sonora. Para contextualizar os fundamentos da prática da chamada “música especializada”, esta pesquisa apresenta um panorama histórico da prática de espacialização sonora ao longo da história da música ocidental, abordando teorias relevantes sobre a espacialidade no campo da composição acusmática e estratégias composicionais que tenham como foco principal o seu aspecto espacial. Ao longo da pesquisa são apresentadas tipologias e ideias para a estruturação do espaço interno da composição como também métodos de auralização de um campo sonoro para uma performance de difusão. As teorias e conceituações apresentadas ao longo da pesquisa serviram como um ferramental teórico e prático para a elaboração de um portfólio artístico autoral de composições acusmáticas com ênfase na espacialidade como elemento central do discurso composicional. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato do processo composicional do portfólio, relacionando-o com as teorias referidas ao longo da pesquisa. pt_BR
dc.subject.pt espacialidade pt_BR
dc.subject.pt composição acusmática pt_BR
dc.subject.pt processo criativo pt_BR


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