dc.contributor.advisor |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Encarnação, Frederico S. R |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-19T21:31:12Z |
|
dc.date.available |
2022-08-19T21:31:12Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
Encarnação, Frederico S. R.. Poéticas do espaço como processo criativo para a composição acusmática. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13483 |
|
dc.description.sponsorship |
Essa pesquisa teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior – CAPES. |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Poéticas do espaço como processo criativo para a composição acusmática |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.referee |
Holmes, Bryan |
|
dc.contributor.referee |
Bertissolo, Guilherme |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
spatiality |
pt_BR |
dc.subject.en |
acousmatic composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
creative process |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The electroacoustic composition in fixed media, due to its deliberate choice of the acousmatic experience as an epistemic mode and of diffusion through loudspeakers as an instrument of spatial interpretation, is one of the most fertile fields of investigationof space as a poetic and narrative element, both at the moment of structuring. of the internal space of the compositional discourse and in the interpretation of the external space of diffusion. This research focuses on the investigation of ways of articulating space and creating different types of listening environments in the field of acousmatic composition. In this work, spatiality is thought of as a starting point for the creative process of a sound conception or musical narrative, with a strong potential to evoke memories and referentialities that elaborate a sound poetics. To contextualize the fundamentals of the practice of so-called "spatial music", this research presents a historical overview of the practice of sound spatialization throughout the history of Western music, addressing relevant theories about spatiality in the field of acousmatic composition and compositional strategies that focus on its spatial aspect. Throughout the research, typologies and ideas for the structuring of the composition's internal space are presented, as well as methods of auralization of a sound field for a diffusion performance. The theories and concepts presented throughout the research served as a theoretical and practical tool for the elaboration of an authorial artistic portfolio of acousmatic compositions with an emphasis on spatiality as a central element of the compositional discourse. This work aims to present an account of the compositional process of the portfolio, relating it to the theories referred to throughout the research. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A composição electroacústica em mídia fixa, pela sua escolha deliberada da experiência acusmática como modo epistêmico e da difusão por alto-falantes como instrumento de interpretação espacial é um dos campos mais férteis de investigação do espaço como elemento poético e narrativo, tanto no momento da estruturação do espaço interno do discurso composicional quanto na interpretação do espaço externo de difusão. A presente pesquisa tem como foco investigar formas de articulação do espaço e criação de diferentes tipos de ambientes de escuta no campo da composição acusmática. Neste trabalho a espacialidade é pensada como um ponto de partida para o processo criativo de uma concepção sonora ou narrativa musical, com uma forte potencialidade de evocar memórias e referencialidades que elaboram uma poética sonora. Para contextualizar os fundamentos da prática da chamada “música especializada”, esta pesquisa apresenta um panorama histórico da prática de espacialização sonora ao longo da história da música ocidental, abordando teorias relevantes sobre a espacialidade no campo da composição acusmática e estratégias composicionais que tenham como foco principal o seu aspecto espacial. Ao longo da pesquisa são apresentadas tipologias e ideias para a estruturação do espaço interno da composição como também métodos de auralização de um campo sonoro para uma performance de difusão. As teorias e conceituações apresentadas ao longo da pesquisa serviram como um ferramental teórico e prático para a elaboração de um portfólio artístico autoral de composições acusmáticas com ênfase na espacialidade como elemento central do discurso composicional. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato do processo composicional do portfólio, relacionando-o com as teorias referidas ao longo da pesquisa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
espacialidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
composição acusmática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processo criativo |
pt_BR |