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"Grafando o vento": a regência musical de Letieres Leite Janeiro

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dc.contributor.advisor Costa, Fabiano Araújo
dc.contributor.author Soares, Wanderson Lopes
dc.date.accessioned 2022-08-19T21:31:17Z
dc.date.available 2022-08-19T21:31:17Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation Soares, Wanderson Lopes. "Grafando o vento": a regência musical de Letieres Leite Janeiro. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13484
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title "Grafando o vento": a regência musical de Letieres Leite Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Costa, Fabiano Araújo
dc.contributor.referee Korman, Clifford
dc.contributor.referee Ramalho, Celso
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Musical Regency pt_BR
dc.subject.en Letieres Leite pt_BR
dc.subject.en Brazilian Music pt_BR
dc.subject.en Afro-Brazilian Music pt_BR
dc.subject.en Audiotactile Music pt_BR
dc.subject.en Formative Interactive-Space pt_BR
dc.subject.en Timeline pt_BR
dc.description.abstracten The present work seeks to understand some aspects of musical language by composer and conductor Letieres Leite, problematizing specifically his practice as a musical conductor. Structural aspects of Letieres Leite' compositions - Aláfia, Banzo #1 and Banzo #2 – are considered in their implications in the performance. Letieres Leite's poetic program is linked to popular, improvised, inventive, cross-cultural musical practices, and in this dissertation it is considered in the scope of audiotactile music cathegory. This approach focus on the conditions that determine this musical production from a mediological, anthropological, and cognitive-aesthetic-cultural point of view. Thus, these relations will be initially conducted in the light of the conceptual and methodological models of the "Theory of Audiotactile Music" developed by Vincenzo Caporaletti (2005, 2014, 2018) and its development the Theory of Interactional-Formative Space [IFS] by Fabiano Araújo Costa (2016, 2018, 2019, 2020), considering above all the phonographic aspect of the work beyond merely a mass cultural domination device, but as a formative agent. Based on this research framework we conducted a comparative analysis of structural elements in the compositions from phonogram transcriptions, rehearsal records, video and mapping of the musical conducting using musical notation resources, spectrograms, and other alternative schemes. In our hypothesis, we verified the innovative work of rhythmic preparation of the orchestra, the cultural presentification of the culture originating from African and Afro-Brazilian music, and the singular character of Letieres Leite's musical conducting. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho busca compreender princípios da linguagem musical do compositor e maestro Letieres Leite, problematizando especificamente sua prática como regente musical. Para isso, relacionamos aspectos estruturais das músicas Aláfia, Banzo #1 e Banzo #2 de Letieres Leite -, e suas implicações na performance. O programa poético de Letieres Leite está ligado às músicas populares, improvisadas, inventivas e de caráter transcultural. Considerando as condições que determinam essa produção do ponto de vista mediológico, antropológico, e no plano cognitivo e estético-cultural, tais características estão presentes nas músicas identificadas como audiotáteis. Assim, essas características serão conduzidas inicialmente à luz dos modelos conceituais e metodológicos da “Teoria das músicas “audiotáteis” desenvolvida por Vincenzo Caporaletti (2005, 2014, 2018a, 2018b) e do Lugar Interacional-Formativo [LIF], por Fabiano Araújo Costa (2016, 2018a, 2018b, 2019, 2020), considerando sobretudo o aspecto fonográfico da obra para além de dispositivo meramente de dominação cultural de massa, mas como um agente formativo. Com base nesse quadro de investigação realizamos uma análise comparativa de elementos estruturais nas composições, a partir de transcrições de fonogramas, registro dos ensaios, vídeo e mapeamento da regência musical utilizando recursos de notação musical, espectrogramas e outros esquemas alternativos. Em nossa hipótese verificamos ser inovador o trabalho de preparação rítmica da orquestra, a presentificação da cultura oriunda da música de matriz africana e afro-brasileira, e o caráter singular da regência musical de Letieres Leite. pt_BR
dc.subject.pt Regência musical pt_BR
dc.subject.pt Letieres Leite pt_BR
dc.subject.pt Música Brasileira pt_BR
dc.subject.pt Música AfroBrasileira pt_BR
dc.subject.pt Música Audiotátil pt_BR
dc.subject.pt Lugar Interacional-Formativo pt_BR
dc.subject.pt “Linha-guia” pt_BR


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