dc.contributor.advisor |
Gomes, Priscila Ribeiro |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Fernanda da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-05T19:43:09Z |
|
dc.date.available |
2022-09-05T19:43:09Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-24 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Fernanda da Silva. Organização de arquivos escolares: orientações a partir do olhar arquivístico. 2020. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 . |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13489 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Organização de arquivos escolares: orientações a partir do olhar arquivístico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Organization of school archives: guidelines from the archival perspective |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gomes, Priscila Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Eliezer Pires da |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Nailda Marinho da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARQUIVOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School-Based Archives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Arquivo Público do Estado |
pt_BR |
dc.subject.en |
Secretaria de Estado de Educação |
pt_BR |
dc.subject.en |
Manual de Arquivos Escolares |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The following paper aimed at proposing organizational guidelines to the school-based archives in the light of the Archival Science. To achieve this objective, first it was sought to comprehend the school-based archives themselves, from an interdisciplinary perspective between the Archival and the Educational Sciences, through an investigation of their construction as research subjects and their possibilities and uses. Subsequently, the Record Management was contextualized as theory and practice; the management actions developed by the Estado do Rio de Janeiro were identified, through the Arquivo Público do Estado and the Secretaria de Estado de Educação, via the Arquivo Público do Estado and the Secretaria de Estado de Educação. In terms of methodological approach, two empirical realities were analyzed, the Colégio Estadual Professor José Accioli and the Centro de Educação de Jovens e Adultos Madureira, with the goal of investigating in a practical way the organization of the archives of those schools, observing the main challenges faced in the scope of the management of such archives, taking into consideration what is pointed out by the literature. For that matter, the research was constituted in a qualitative nature, since it was dealing with an analysis that arose from free observation and technical procedures, directed to the construction of a product that aims at orienting the educational institutions about the management of their archives. Finally, it is considered that there is a need to enhance the work that is being done in the school-based archives and to approximate the governmental actions. In order to meet these demands, the research has devised a technical-scientific product entitled “Manual de Arquivos Escolares” with basic orientations to guide the people who deal directly with school documentation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho teve como objetivo propor orientações de organização para os arquivos escolares à luz da Arquivologia. Para alcançar esse objetivo, primeiro buscou-se compreender os próprios arquivos escolares, partindo de uma perspectiva interdisciplinar entre a Arquivologia e a Educação, por meio da investigação da sua construção enquanto objeto de estudo e suas possibilidades e usos. Posteriormente, contextualizou-se a gestão de documentos enquanto teoria e prática; levantou-se as ações de gestão desenvolvidas pelo Estado do Rio de Janeiro, através do Arquivo Público do Estado e da Secretaria de Estado de Educação. Quanto à abordagem metodológica, analisou-se duas realidades empíricas, o Colégio Estadual Professor José Accioli e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Madureira, com o objetivo de investigar de forma prática a organização dos arquivos das respectivas escolas, observando os principais desafios enfrentados no âmbito da gestão desses arquivos, levando-se em consideração o que é apontado pela literatura. Nesse sentido, a pesquisa se configurou como aplicada de cunho qualitativo, por se tratar de uma análise que partiu de observação livre e de procedimentos técnicos, voltada para a construção de um produto que vise orientar as instituições escolares quanto à gestão de seus arquivos. Para finalizar, considerou-se que há uma necessidade de aprimorar o trabalho que vem sendo realizado nos arquivos escolares e de aproximar as ações desenvolvidas pelo Estado. Com vistas a atender essas demandas, a pesquisa elaborou um produto técnico-científico intitulado “Manual de Arquivos Escolares” com orientações básicas de modo a orientar os sujeitos que lidam diretamente com a documentação escolar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquivos Escolares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquivo Público do Estado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Secretaria de Estado de Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Manual de Arquivos Escolares |
pt_BR |