DSpace Repository

Um olhar sobre a Educação Ambiental presente nos materiais didáticos adotados em uma escola municipal do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.author Figueiredo, Tainá Figueroa
dc.date.accessioned 2022-09-12T22:30:49Z
dc.date.available 2022-09-12T22:30:49Z
dc.date.issued 2016-01-26
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Tainá Figueroa . Um olhar sobre a Educação Ambiental presente nos materiais didáticos adotados em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2016. 80f. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13496
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um olhar sobre a Educação Ambiental presente nos materiais didáticos adotados em uma escola municipal do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative A look at Environmental Education present in teaching materials adopted in a municipal school in Rio de Janeiro pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.referee Machado, Aline Silva
dc.contributor.referee Ferreira, Cristiane Pereira
dc.contributor.referee Alves, Gleice Máira Fernandes
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pt_BR
dc.subject.en Environmental education pt_BR
dc.subject.en Teaching materials analysis pt_BR
dc.subject.en Content analysis pt_BR
dc.subject.en Fundamental education pt_BR
dc.description.abstracten In the face of environmental issues, environmental education questions reality and contributes to the formation of subjects that are aware of their humanity and relationship with nature. The incorporation of environmental education in educational institutions needs to contemplate the training of teachers, the local realities, teaching practices and the teaching materials used by teachers. This study aims to understand whether and how teaching materials used at schools incorporate the environmental education principles established by the Treaty on Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility. To this end, this research applied content analysis to three teaching materials used in a municipal public school in Rio de Janeiro, in the light of the principles of the Treaty of Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility. In addition, the principles of this treaty were also classified according to their nature in political, axiological e theoreticalmethodological. The results point out that such materials, in general, encourage science education and lack critical and political approaches of local environmental conflicts and justice. It concludes that the textbooks analyzed align with some principles of the Treaty de Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility. Also, it concludes that the documents do not fully meet the objectives of the studied Political Pedagogical Project of the school, but incorporate some principles of the Treaty. In addition, it is understood that it is important that teaching materials, teaching methods, training of teachers and the guiding institutional documents of the school are consistent with each other, and it suggested that the principles of environmental education can be the basis so that school actions can be increasingly grounded in clear political, axiological and theoretical­methodological principles. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Diante da problemática ambiental, a educação ambiental questiona a realidade e contribui na formação de sujeitos conscientes de sua humanidade e relação com a natureza. Para se pensar a inserção da educação ambiental nas instituições de ensino é preciso refletir sobre a formação dos professores, a realidade local, as práticas pedagógicas e os materiais didáticos utilizados pelos docentes. O presente trabalho tem como objetivo principal entender se e como alguns dos materiais didáticos utilizados em uma escola municipal pública da zona norte do Rio de Janeiro incorporam os princípios da Educação Ambiental estabelecidos pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. A técnica de investigação utilizada foi a análise de conteúdo de três materiais didáticos usados na escola sob a ótica dos Princípios. Além disso, os princípios desse Tratado foram classificados em axiológicos, políticos e teórico – metodológico. Os resultados apontam para o incentivo, nos materiais, à educação científica e a ausência da abordagem crítica e política da questão dos conflitos socioambientais locais e de questões relacionadas à justiça. Conclui­se que os materiais didáticos analisados coadunam com alguns princípios do Tratado, mas deixam alguns fundamentais de fora. Também, que os materiais não atendem integralmente aos objetivos do Projeto Político Pedagógico da escola estudada. Além disso, entende­se que é importante que os materiais didáticos, as práticas pedagógicas, a formação das professoras e os documentos institucionais direcionadores do fazer escolar estejam alinhados uns com os outros, e que os princípios da educação ambiental podem ser a base para que as ações escolares se ancorem, de forma cada vez mais consciente, em princípios políticos, axiológicos e teórico­metodológicos claros. pt_BR
dc.subject.pt Educação ambiental pt_BR
dc.subject.pt Análise de materiais didáticos pt_BR
dc.subject.pt Análise de conteúdo pt_BR
dc.subject.pt Ensino fundamental pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Ciências Ambientais pt_BR
dc.degree.college Instituto de Biociências pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|