dc.contributor.advisor |
Andrade, Daniel Fonseca de |
|
dc.contributor.author |
Figueiredo, Tainá Figueroa |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T22:30:49Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12T22:30:49Z |
|
dc.date.issued |
2016-01-26 |
|
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Tainá Figueroa . Um olhar sobre a Educação Ambiental presente nos materiais didáticos adotados em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2016. 80f. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13496 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre a Educação Ambiental presente nos materiais didáticos adotados em uma escola municipal do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at Environmental Education present in teaching materials adopted in a municipal school in Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Andrade, Daniel Fonseca de |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Aline Silva |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Cristiane Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Alves, Gleice Máira Fernandes |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching materials analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Content analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fundamental education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the face of environmental issues, environmental education questions reality and contributes to the formation of subjects that are aware of their humanity and relationship with nature. The incorporation of environmental education in educational institutions needs to contemplate the training of teachers, the local realities, teaching practices and the teaching materials used by teachers. This study aims to understand whether and how teaching materials used at schools incorporate the environmental education principles established by the Treaty on Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility. To this end, this research applied content analysis to three teaching materials used in a municipal public school in Rio de Janeiro, in the light of the principles of the Treaty of Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility. In addition, the principles of this treaty were also classified according to their nature in political, axiological e theoreticalmethodological. The results point out that such materials, in general, encourage science education and lack critical and political approaches of local environmental conflicts and justice.
It concludes that the textbooks analyzed align with some principles of the Treaty de Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility. Also, it concludes that the documents do not fully meet the objectives of the studied Political Pedagogical Project of the school, but incorporate some principles of the Treaty. In addition, it is understood that it is important that teaching materials, teaching methods, training of teachers and the guiding institutional documents of the school are consistent with each other, and it suggested that the principles of environmental education can be the basis so that school actions can be increasingly grounded in clear political, axiological and theoreticalmethodological principles. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Diante da problemática ambiental, a educação ambiental questiona a realidade e contribui na formação de sujeitos conscientes de sua humanidade e relação com a natureza. Para se pensar a inserção da educação ambiental nas instituições de ensino é preciso refletir sobre a formação dos professores, a realidade local, as práticas pedagógicas e os materiais didáticos utilizados pelos docentes. O presente trabalho tem como objetivo principal entender se e como alguns dos materiais didáticos utilizados em uma escola municipal pública da zona norte do Rio de Janeiro incorporam os princípios da Educação Ambiental estabelecidos pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
A técnica de investigação utilizada foi a análise de conteúdo de três materiais didáticos usados na escola sob a ótica dos Princípios. Além disso, os princípios desse Tratado foram classificados em axiológicos, políticos e teórico – metodológico. Os resultados apontam para o incentivo, nos materiais, à educação científica e a ausência da abordagem crítica e política da questão dos conflitos socioambientais locais e de questões relacionadas à justiça. Concluise que os materiais didáticos analisados coadunam com alguns princípios do Tratado, mas deixam alguns fundamentais de fora. Também, que os materiais não atendem integralmente aos objetivos do Projeto Político Pedagógico da escola estudada. Além disso, entendese que é importante que os materiais didáticos, as práticas pedagógicas, a formação das professoras e os documentos institucionais direcionadores do fazer escolar estejam alinhados uns com os outros, e que os princípios da educação ambiental podem ser a base para que as ações escolares se ancorem, de forma cada vez mais consciente, em princípios políticos, axiológicos e teóricometodológicos claros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de materiais didáticos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de conteúdo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Ciências Ambientais |
pt_BR |
dc.degree.college |
Instituto de Biociências |
pt_BR |