dc.contributor.advisor |
Anjos, Maylta Brandão dos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Juliana Bittencourt Campos da |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T22:31:34Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12T22:31:34Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-18 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Juliana Bittencourt Campos da. Consumo consciente e movimento artístico Sul Coreano: relações com Mudanças do Clima e Sustentabilidade. 2022. 90f. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13497 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Consumo consciente e movimento artístico Sul Coreano: relações com Mudanças do Clima e Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conscious consumption and the South Korean Art Movement: relations with climate change and sustainability |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Anjos, Maylta Brandão dos |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Michelle Cristina |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Wanderson F. de |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
Climate Changes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conscious Consumption |
pt_BR |
dc.subject.en |
Environmental Crisis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Influence of the Artistic Movement on Society |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The anthropic influence on the balance of the environment and natural resources has reached unprecedented magnitudes with serious global consequences, endangering public health and the environment both in the present and for future generations. One of the observed effects is climate change. Consequently, one of the causes of this anthropic modification to be analyzed is the impact of consumer society on the environment. This is a phenomenon that can be solved through behavioral changes with conscious habits and the use of responsibility. For this purpose, the artistic movement linked to environmental marketing emerges as a strategy, as an important tool for transformation, humanization, and education in the decision-making process of society's behavior, responsibly using the insertion of new beliefs, values, and customs. To exemplify this influence on the social role, it approaches the impact of the South Korean group, BTS (Bangtan Sonyeondan) present in K-pop - or Korean pop - by using their popularity in favor of communication and increasing the visibility of fundamental issues such as the environment. The goal is to understand how responsible consumption and the South Korean artistic movement influence climate change and achieve promising results. The methodology
used in this study is a literature review, through a qualitative and quantitative approach. In the meantime, it was verified from this study a strong relevance in the process of social critical thinking by the increase of public interest in environmental issues through artistic
representativeness and consequently, conscious consumption as a viable path to a sustainable society. From this brief analysis, it can be concluded that the fight against climate change begins with a change in human behavior, so the artistic medium, by using the media responsibly, can stimulate social construction with new consumption habits and less environmental impact. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A influência antrópica sobre o equilíbrio do ambiente e recursos naturais atingiu magnitudes sem precedentes e com consequências globais sérias, colocando em risco a saúde pública e o ambiente tanto no presente como para as gerações futuras. Um dos efeitos observados são as mudanças climáticas. Consequentemente, uma das causas dessa modificação antrópica a ser analisada é o impacto da sociedade de consumo sobre o meio ambiente. Este é um fenômeno que pode ser solucionado a partir de mudanças comportamentais com hábitos conscientes e o uso da responsabilidade. Para isso, surge como estratégia o movimento artístico atrelado ao marketing ambiental, como importante ferramenta de transformação, humanização e de educação no processo decisório ao comportamento da sociedade, utilizando de forma responsável a inserção de novas crenças, valores e costumes. Para exemplificar esta influência no papel social, aborda-se o impacto do grupo sul-coreano, BTS (Bangtan Sonyeondan) presentes no K-pop - ou pop coreano - ao utilizar a popularidade em prol da comunicação e o aumento da visibilidade das questões fundamentais como o meio ambiente. O objetivo é
compreender como o consumo responsável e o movimento artístico Sul-Coreano influenciam na mudança do clima e alcançam resultados promissores. A metodologia utilizada no presente estudo é de revisão bibliográfica, por meio da abordagem qualitativa e quantitativa. Nesse ínterim, verificou–se a partir deste estudo uma forte relevância no processo de pensamento crítico social pelo aumento de interesse público às questões ambientais por meio da representatividade artística e consequentemente, o consumo consciente como um caminho viável para uma sociedade sustentável. A partir desta breve análise, conclui-se que a luta contra as mudanças climáticas inicia-se com a mudança de comportamento da humanidade, logo o meio artístico ao utilizar de forma responsável o meio midiático, pode estimular a construção social com novos hábitos de consumo e menor impacto ambiental. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mudanças Climáticas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Consumo Consciente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crise Ambiental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
K-Pop |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Influência Do Movimento Artístico Na Sociedade |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Ciências Ambientais |
pt_BR |
dc.degree.college |
Instituto de Biociências |
pt_BR |