dc.contributor.advisor |
Costa Filho, José da |
|
dc.contributor.author |
Pereira Júnior, Vicente Carlos |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-04T20:54:43Z |
|
dc.date.available |
2022-10-04T20:54:43Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-10 |
|
dc.identifier.citation |
Pereira Júnior, Vicente Carlos. Rehearsing hegemony: contemporary practices of political theater in Brazil. 2022, 732 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13503 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ensaiar hegemonia: práticas contemporâneas de teatro político no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Costa Filho, José da |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatrical field |
pt_BR |
dc.subject.en |
political theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
contemporary theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
hegemony |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research argues that the second decade of XXIst Century shows a significant and renewed relationship between theater and politics in Brazil, mainly through the participation of cultural agents connected to collectivities whose interests have not been historically seen and represented by political parties. Therefore, their yearnings for change and social justice, as well as their insurgencies are excluded from the hegemonic political agenda in a wide ideological range. In this sense, the aesthetic-political action of theatrical artists performing in Teatro da Laje (RJ), Coletivo Legítima Defesa (SP), in-Próprio Coletivo (MT) and of Lauande Aires (MA), which we analyze in the four chapters of this thesis, leads us to realize an alternation of authorship in the Brazilian theatrical field, in what it unveils a reiteration of historical inequalities in the access to the means of artistic and cultural production and circulation. We consider their social criticism of the field to be due to their complex subject positions and to the way they experience issues like exclusion and discrimination against theatrical productions based in peripheries and favelas, antiblack racism, regionalized and sexualized policies of theatrical legitimation in effect around the country. Their artistic projects and products are seen, in this sense, as particular initiatives of antagonism and articulation that make the field more permeable to the expropriations and violations suffered by subaltern populations, their knowledge, values and cultural expressions, committing said field to new hegemonic possibilities. The writing of this dissertation is based on analysis of theatrical and theoretical works of those artists, interviews and publications on aesthetic, philosophy, political science, anthropology and sociology. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa defende que a segunda década do século XXI evidencia uma expressiva e renovada convergência entre teatro e política no Brasil, sobretudo, pela participação de agentes culturais ligados a coletividades cujos interesses não têm sido historicamente percebidos e afirmados pelas representações político partidárias, ficando seus anseios por mudança e justiça social e seus processos de insurgência, em geral, excluídos da agenda política hegemônica, em amplo espectro ideológico. Nesse sentido, a ação estético-política de artistas teatrais atuantes no Grupo Teatro da Laje (RJ), Coletivo Legítima Defesa (SP), in-Próprio Coletivo (MT) e de Lauande Aires (MA), a cuja análise dedicamos cada um dos quatro capítulos desta tese, insinuam uma alternância de autorias no campo teatral do país, à medida que também desvela uma reiteração das desigualdades históricas de acesso aos meios de produção e difusão artístico e cultural. Consideramos que suas críticas sociais ao campo derivam especialmente de suas complexas posições de sujeito e do modo como experienciam questões como: a exclusão e a discriminação de produções teatrais geradas em favelas e periferias, o racismo antinegro, a inscrição regionalizada e as políticas sexuadas de legitimação propriamente teatrais existentes no país. Seus projetos e produtos artísticos são lidos, neste sentido, como iniciativas singulares de antagonismo e de articulação que tornam o campo teatral mais permeável às expropriações e violências sofridas por populações subalternas, aos seus saberes, valores e expressões culturais, comprometendoo com novas possibilidades hegemônicas. A escrita desta tese é baseada na análise de obras teatrais e teóricas desses artistas, em entrevistas e em bibliografia proveniente dos campos da estética, da filosofia, da ciência política, da antropologia e da sociologia. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Campo teatral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro político |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro contemporâneo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro brasileiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
hegemonia |
pt_BR |