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Hannah Arendt contra o diabólico Karl Marx

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dc.contributor.advisor Faceira, Lobelia da Silva
dc.contributor.author Alvarenga, André Luis de Souza
dc.date.accessioned 2022-10-19T18:51:16Z
dc.date.available 2022-10-19T18:51:16Z
dc.date.issued 2022-08-16
dc.identifier.citation ALVARENGA, André Luis de Souza. Hannah Arendt contra o diabólico Karl Marx. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13516
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Hannah Arendt contra o diabólico Karl Marx pt_BR
dc.title.alternative Hannah Arendt against the diabolical Karl Marx pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Faceira, Lobelia da Silva
dc.contributor.referee Rosa, Daniele Achilles Dutra da
dc.contributor.referee Rezende, Claudinei Cássio de
dc.contributor.referee Kornalewsky, Alex Medeiros
dc.contributor.referee Curcio, Fernanda Santos
dc.contributor.referee Levy, Sofia Débora
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Hannah Arendt pt_BR
dc.subject.en Karl Marx pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.subject.en Ideology pt_BR
dc.description.abstracten Based on the idea that all history is, ultimately, the material development of individuals in the course of their social relations, of which social memory works as a substantive part of ideology in the representation of history, this thesis investigates the position of Hannah Arendt about Karl Marx, which is linked to the way the thinker conceives social memory. As a genuinely historical category, social memory finds an analytical gap that can be filled with an analysis from Marxist critical theory. Henceforth, this thesis was able to identify that one of the prominent targets of Arendt's thought is Marxian philosophy, and this is because of the fact that the thinker seeks to re-signify social memory starting from an adulteration of Marx's thought. Through a supposed genealogical examination of Western political thought, in which Marxian philosophy is included, Arendt arrives at the understanding that the so-called totalitarianism, a derogatory concept that, in her works, corresponds to the political practices of Nazism and Stalinism, is the exact break with the national state. And thus, Arendt seeks to sustain, tautologically, a causal link between Marxian philosophy and totalitarianism. Arendt's exposition of Marx's work is a virtual deliberate distortion of Marx's theory, and it is consistent with its general philosophical construction. Because of this, the guiding thread of this thesis is the exposition of the way that Arendt takes to reach the Marxian philosophy. In this thesis, Arendt's thought is analyzed in its self-significant set, precisely during the historicalimmanent process that gives it relevance as an ideology. Therefore, thus this thesis goes in the opposite direction to the more circumscribed theses that can usually be observed about Arendt, whose apologetic content does not allow us to discern the social function of her ideology, not even its consonance with the category of social memory. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Tendo por premissa a ideia de que toda a história é, em última instância, o desenvolvimento material dos indivíduos no intercurso de suas relações sociais, das quais a memória social funciona como parte substantiva da ideologia na representação da história, esta tese investiga a posição de Hannah Arendt acerca de Karl Marx, que se vincula ao modo como a pensadora concebe a memória social. Enquanto categoria genuinamente histórica, a memória social encontra uma lacuna analítica que pode ser preenchida com uma análise proveniente da teoria crítica marxista. Doravante, esta tese pôde identificar que um dos alvos proeminentes do pensamento de Arendt é a filosofia marxiana, e isso se deve ao fato de que a pensadora procura ressignificar a memória social partindo de uma adulteração do pensamento de Marx. Por meio de um suposto exame genealógico do pensamento político ocidental, no qual a filosofia marxiana se inclui, Arendt chega ao entendimento de que o designado totalitarismo, conceito depreciativo que, nas suas obras, corresponde às práticas políticas do nazismo e do stalinismo, é a exata ruptura com o Estado nacional. É desse modo que Arendt busca sustentar, tautologicamente, um vínculo causal entre a filosofia marxiana e o totalitarismo. A exposição de Arendt a respeito da obra de Marx é uma virtual distorção deliberada da teoria marxiana, e se coaduna ao seu construto filosófico geral. Em razão disso, o fio condutor desta tese é a exposição do caminho que Arendt percorre para atingir a filosofia marxiana. Nesta tese, o pensamento de Arendt é analisado em seu conjunto autossignificativo, justamente em meio ao processo histórico-imanente que lhe dá relevância enquanto ideologia. De modo que esta tese caminha em sentido contrário às teses mais circunscritas que usualmente podem ser observadas sobre Arendt, cujo conteúdo apologético não permite divisar a função social da sua ideologia, nem mesmo a consonância desta com a categoria da memória social. pt_BR
dc.subject.pt Hannah Arendt pt_BR
dc.subject.pt Karl Marx pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR
dc.subject.pt Ideologia pt_BR


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