DSpace Repository

A geometria de fractais no ensino médio: uma proposta de atividade para cálculo de dimensões fractais

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Tavares, Fabio Gonçalves.
dc.date.accessioned 2022-10-24T20:17:59Z
dc.date.available 2022-10-24T20:17:59Z
dc.date.issued 2021-10-19
dc.identifier.citation TAVARES, Fabio Gonçalves. A geometria de fractais no ensino médio: uma proposta de atividade para cálculo de dimensões fractais. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13517
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A geometria de fractais no ensino médio: uma proposta de atividade para cálculo de dimensões fractais pt_BR
dc.title.alternative Fractal geometry in high school: an activity proposal for calculating fractal dimensions pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cambrainha de Paula, Michel
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Cambrainha de Paula, Michel
dc.contributor.referee Penna, Fábio Xavier
dc.contributor.referee Horita, Vanderlei Minori
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.cnpq GEOMETRIA E TOPOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Mathematics pt_BR
dc.subject.en Fractals pt_BR
dc.subject.en High School pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to present an activity that can contribute to the teaching and learning process of fractal dimensions in high school classes. From a historical and conceptual approach to the subject, a parallel was made between Euclidean Geometry and Fractal Geometry. In addition, an achievement of this theory was presented based on the writings of Mandelbrot (1967 and 1982). The suggested pedagogical proposal is inspired by the writings of the same author and refers to the measurement of the coastline of the state of Rio de Janeiro. As a result, we identified the possibility to contribute for the understanding of the Geometry of non-traditional objects, and for the establishment of mathematical models that can help the study of social phenomena and figures that are not present in Mathematics classes. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade que possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de dimensões fractais em turmas de Ensino Médio. A partir de uma abordagem histórica e conceitual do tema, foi feito um paralelo entre a Geometria Euclidiana e a Geometria Fractal. Foi apresentada, ainda, uma concretização dessa teoria a partir dos escritos de Mandelbrot (1967 e 1982). A proposta pedagógica sugerida, inspirada nos escritos do mesmo autor, refere-se à medição da costa litorânea do estado do Rio de Janeiro. Como resultados, identificamos a possibilidade de contribuir para a compreensão da Geometria de objetos não tradicionais e para o estabelecimento de modelos matemáticos que podem auxiliar os estudos de fenômenos sociais e de figuras tradicionalmente não presentes nas aulas de Matemática. pt_BR
dc.subject.pt Matemática pt_BR
dc.subject.pt Fractais pt_BR
dc.subject.pt Ensino Médio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|