dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Tavares, Fabio Gonçalves. |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-24T20:17:59Z |
|
dc.date.available |
2022-10-24T20:17:59Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-19 |
|
dc.identifier.citation |
TAVARES, Fabio Gonçalves. A geometria de fractais no ensino médio: uma proposta de atividade para cálculo de dimensões fractais. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13517 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A geometria de fractais no ensino médio: uma proposta de atividade para cálculo de dimensões fractais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fractal geometry in high school: an activity proposal for calculating fractal dimensions |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cambrainha de Paula, Michel |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Cambrainha de Paula, Michel |
|
dc.contributor.referee |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Horita, Vanderlei Minori |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fractals |
pt_BR |
dc.subject.en |
High School |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to present an activity that can contribute to the teaching and learning process
of fractal dimensions in high school classes. From a historical and conceptual approach to the
subject, a parallel was made between Euclidean Geometry and Fractal Geometry. In addition,
an achievement of this theory was presented based on the writings of Mandelbrot (1967 and
1982). The suggested pedagogical proposal is inspired by the writings of the same author and
refers to the measurement of the coastline of the state of Rio de Janeiro. As a result, we
identified the possibility to contribute for the understanding of the Geometry of non-traditional
objects, and for the establishment of mathematical models that can help the study of social
phenomena and figures that are not present in Mathematics classes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade que possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de dimensões fractais em turmas de Ensino Médio. A partir de uma abordagem histórica e conceitual do tema, foi feito um paralelo entre a Geometria Euclidiana e a Geometria Fractal. Foi apresentada, ainda, uma concretização dessa teoria a partir dos escritos de Mandelbrot (1967 e 1982). A proposta pedagógica sugerida, inspirada nos escritos do mesmo autor, refere-se à medição da costa litorânea do estado do Rio de Janeiro.
Como resultados, identificamos a possibilidade de contribuir para a compreensão da Geometria de objetos não tradicionais e para o estabelecimento de modelos matemáticos que podem auxiliar os estudos de fenômenos sociais e de figuras tradicionalmente não presentes nas aulas de Matemática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fractais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |