dc.contributor.advisor |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.author |
Amorim, João Marcelo Struchi Bebiano de |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-26T18:53:50Z |
|
dc.date.available |
2022-10-26T18:53:50Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-30 |
|
dc.identifier.citation |
AMORIM, João Marcelo Struchi Bebiano de. Percursos narrativos e dimensões afetivo-políticas na construção do Museu das Remoções. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13519 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES / CNPq |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Percursos narrativos e dimensões afetivo-políticas na construção do Museu das Remoções |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Narrative courses and political-affective dimensions on the construction of the Museum of Evictions |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Daniel Wanderson |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse |
pt_BR |
dc.subject.en |
Affective course |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum of Evictions |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work analyzes the Virtual Course of the Museum of Evictions, a series of videos, released on the museum's platforms in cyberspace, designed as a way to meet the demand created by the suspension of its face-to-face visits due to the sanitary restrictions implemented to contain the SARS- CoV-2 pandemic. The Museum of Evictions was created within the scope of the problems raised by the removals of residents undertaken by the City of Rio de Janeiro within the scope of Vila Autódromo in the context of the works for the XXXI Olympic Games, in the west zone of Rio de Janeiro. The initiative was the result of partnerships between activists and academics with former residents of the place. It is defined as an open-air museum, consisting of a journey mediated by a resident through the community space. From the analysis of this Virtual Course, the dissertation inquires about the tensions and problems arising from the relations between external agents and agents directly involved with the removals. One of the central issues refers to the suppression of contradictions and complexities in the central discourse analyzed in an attempt to establish a unified narrative that opposes the violations of rights undertaken by the public power. Finally the role of external agents in this process is questioned, discussing whether there are ways of acting in social rights movements that give greater protagonism to local agents, strengthening their claims from their own tools and thus avoiding erasures. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho analisa o Percurso Virtual do Museu das Remoções, série de vídeos,
divulgados em plataformas do museu no ciberespaço, pensados como forma de suprir a
demanda criada pela suspensão de suas visitas presenciais devido às restrições sanitárias implementadas para conter a pandemia da SARS-CoV-2. O Museu das Remoções foi criado no âmbito das problemáticas suscitadas pelas remoções de moradores empreendidas pela Prefeitura do Rio de Janeiro no âmbito da Vila Autódromo no contexto das obras para realização dos XXXI Jogos Olímpicos, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa foi o resultado de agenciamentos de ativistas e acadêmicos com antigos moradores do local. É definido como um museu a céu aberto, composto por um percurso mediado por um morador pelo espaço da comunidade. A partir da análise deste Percurso Virtual, a dissertação indaga sobre as tensões e problemas decorrentes das relações entre agentes externos e agentes envolvidos diretamente com as remoções. Uma das questões centrais refere-se à supressão de contradições e complexidades no discurso central analisado na tentativa de estabelecer uma narrativa uníssona que se oponha às violações de direitos empreendidas pelo poder público. Por fim, questiona-se a atuação de agentes externos nesse processo, interrogando se haveria formas de atuação em movimentos de luta por direitos sociais que confiram protagonismo maior aos agentes locais, fortalecendo suas reivindicações a partir de suas próprias ferramentas e evitando, assim, apagamentos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percurso afetivo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu das Remoções |
pt_BR |