dc.contributor.advisor |
Carvalho, Angelo Materno |
|
dc.contributor.author |
AMORIM, Daidrê Thomas de |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-25T21:47:53Z |
|
dc.date.available |
2022-11-25T21:47:53Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-16 |
|
dc.identifier.citation |
AMORIM, Daidrê Thomas de. NO RASTRO DE OUTROS PASSOS: estudo e experimentação das relações entre arte e vestígio. 2022. 109 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13529 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
NO RASTRO DE OUTROS PASSOS: estudo e experimentação das relações entre arte e vestígio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Carvalho, Angelo Materno |
|
dc.contributor.referee |
Elias, Larissa Feres |
|
dc.contributor.referee |
Werneck, Maria Helena |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vestiges |
pt_BR |
dc.subject.en |
photography |
pt_BR |
dc.subject.en |
montage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rosângela Rennó |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation investigates the relationships between art and vestiges from three perspectives of approach: the study of some theoretical-critical reflections, from different authors, on the subject, the analysis of some photographic installations by the visual intermedia artist Rosângela Rennó and an artistic experimentation exercise. In order to discuss the relationships between artistic operations and residual elements, examples of non-photographic works that operate with fragments, destructions, disappearances are also described and considered here. The experimentation that integrates this dissertation is a sound-visual montage, a video entitled Vinte e sete, created from materials – photographs, notes, objects – of my personal collection, relating to the figure of my father, who died before my birth. The process of making this vídeo is reported and commented on in the dissertation. This video is an attempt to cope with traces, with vestigial and dispersed materials, and to understand how they can engender a work of artistic creation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação investiga as relações entre arte e vestígios a partir de três perspectivas de abordagem: o estudo de algumas reflexões teórico-críticas, de autores diversos, sobre o tema, a análise de algumas instalações fotográficas da artista visual intermídia Rosângela Rennó e, ainda, um exercício de experimentação artística. Para discutir as relações entre operações artísticas e elementos residuais são também aqui descritos e pensados exemplos de trabalhos não-fotográficos que operam com fragmentos, destruições, desaparecimentos. A experimentação que integra esta dissertação é uma montagem sonoro-visual, um vídeo intitulado Vinte e sete, construído a partir de materiais – fotografias, bilhetes, objetos – de meu acervo pessoal, relativos à figura de meu pai, falecido antes do meu nascimento. O processo de elaboração deste vídeo é relatado e comentado na dissertação. Este vídeo é uma tentativa de lidar com rastros, com materiais vestigiais e dispersos, e de compreender de que modo eles podem engendrar um trabalho de criação artística. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vestígios |
pt_BR |
dc.subject.pt |
fotografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
montagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rosângela Rennó |
pt_BR |