dc.contributor.advisor |
Carvalho, Angela Materno de |
|
dc.contributor.author |
Aquino, Felipe Xavier |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-25T21:48:10Z |
|
dc.date.available |
2022-11-25T21:48:10Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-25 |
|
dc.identifier.citation |
Aquino, Felipe Xavier. INFERNOS DE KANTOR: construção figural para uma ficção cênico-dramatúrgica.2022. 201f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13531 |
|
dc.description.sponsorship |
FAPERJ - Bolsa Mestrado Nota 10 |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
INFERNOS DE KANTOR: construção figural para uma ficção cênico-dramatúrgica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Carvalho, Angela Materno de |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Carmem Cynra Gadelha |
|
dc.contributor.referee |
Sussekind, Flora |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tadeusz Kantor |
pt_BR |
dc.subject.en |
Figure |
pt_BR |
dc.subject.en |
Abstraction |
pt_BR |
dc.subject.en |
Object |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inferno |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fiction |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation studies the figural construction of Tadeusz Kantor's theatre. The notion of figure is thought here as from its movements of return, repetition and reappearance. Nine plays by Kantor relevant to the following stages of his theatre were approached: Clandestine or Independent Theatre, Informal Theatre, Zero Theatre and Theatre of Death. The concept of figure is also thought and articulated here in its relations with the notions of abstraction, of object, and with the procedure of cricotage, a term that derives from the name of Kantor's theatre company, Theatre Cricot 2. This investigation demanded that other works by Kantor, not only theatrical, were approached, in an attempt to investigate how his production as a visual artist is in constant relationship with his theatrical poetics. The dissertation also aims to think Kantor’s scenic-dramaturgical fiction, in tension with the various infernos that configure it. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação estuda a construção figural do teatro de Tadeusz Kantor. A noção de figura é aqui pensada a partir de seus movimentos de retorno, repetição e reaparecimento. Foram abordados nove espetáculos de Kantor pertinentes às seguintes fases de seu teatro: Teatro Clandestino ou Independente, Teatro Informal, Teatro Zero e Teatro da Morte. O conceito de figura também é aqui pensado e articulado em suas relações com as noções de abstração, de objeto e com o procedimento da cricotagem, termo que deriva do nome da companhia teatral de Kantor, o Teatro Cricot 2. Esta investigação exigiu que outros trabalhos de Kantor, não apenas teatrais, fossem abordados, na tentativa de investigar como sua produção enquanto artista visual está em constante relação com sua poética teatral. A dissertação também tem como objetivo pensar a ficção cênico-dramatúrgica de Kantor, em tensão com os vários infernos que a configuram. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tadeusz Kantor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Figura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Abstração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Objeto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inferno |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ficção |
pt_BR |