DSpace Repository

INFERNOS DE KANTOR: construção figural para uma ficção cênico-dramatúrgica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Carvalho, Angela Materno de
dc.contributor.author Aquino, Felipe Xavier
dc.date.accessioned 2022-11-25T21:48:10Z
dc.date.available 2022-11-25T21:48:10Z
dc.date.issued 2022-08-25
dc.identifier.citation Aquino, Felipe Xavier. INFERNOS DE KANTOR: construção figural para uma ficção cênico-dramatúrgica.2022. 201f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13531
dc.description.sponsorship FAPERJ - Bolsa Mestrado Nota 10 pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title INFERNOS DE KANTOR: construção figural para uma ficção cênico-dramatúrgica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Carvalho, Angela Materno de
dc.contributor.referee Pereira, Carmem Cynra Gadelha
dc.contributor.referee Sussekind, Flora
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Tadeusz Kantor pt_BR
dc.subject.en Figure pt_BR
dc.subject.en Abstraction pt_BR
dc.subject.en Object pt_BR
dc.subject.en Inferno pt_BR
dc.subject.en Fiction pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation studies the figural construction of Tadeusz Kantor's theatre. The notion of figure is thought here as from its movements of return, repetition and reappearance. Nine plays by Kantor relevant to the following stages of his theatre were approached: Clandestine or Independent Theatre, Informal Theatre, Zero Theatre and Theatre of Death. The concept of figure is also thought and articulated here in its relations with the notions of abstraction, of object, and with the procedure of cricotage, a term that derives from the name of Kantor's theatre company, Theatre Cricot 2. This investigation demanded that other works by Kantor, not only theatrical, were approached, in an attempt to investigate how his production as a visual artist is in constant relationship with his theatrical poetics. The dissertation also aims to think Kantor’s scenic-dramaturgical fiction, in tension with the various infernos that configure it. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação estuda a construção figural do teatro de Tadeusz Kantor. A noção de figura é aqui pensada a partir de seus movimentos de retorno, repetição e reaparecimento. Foram abordados nove espetáculos de Kantor pertinentes às seguintes fases de seu teatro: Teatro Clandestino ou Independente, Teatro Informal, Teatro Zero e Teatro da Morte. O conceito de figura também é aqui pensado e articulado em suas relações com as noções de abstração, de objeto e com o procedimento da cricotagem, termo que deriva do nome da companhia teatral de Kantor, o Teatro Cricot 2. Esta investigação exigiu que outros trabalhos de Kantor, não apenas teatrais, fossem abordados, na tentativa de investigar como sua produção enquanto artista visual está em constante relação com sua poética teatral. A dissertação também tem como objetivo pensar a ficção cênico-dramatúrgica de Kantor, em tensão com os vários infernos que a configuram. pt_BR
dc.subject.pt Tadeusz Kantor pt_BR
dc.subject.pt Figura pt_BR
dc.subject.pt Abstração pt_BR
dc.subject.pt Objeto pt_BR
dc.subject.pt Inferno pt_BR
dc.subject.pt Ficção pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|