DSpace Repository

Entre ovo e forma oval: a cena como desacontecimento

Show simple item record

dc.contributor.advisor Carvalho, Ana Maria de Bulhões
dc.contributor.author CHAGAS, Pedro Florim
dc.date.accessioned 2022-11-25T21:48:18Z
dc.date.available 2022-11-25T21:48:18Z
dc.date.issued 2022-07-14
dc.identifier.citation CHAGAS, Pedro Florim. Entre ovo e forma oval: a cena como desacontecimento. 2022. 238 f. Tese (Doutorado cotutelado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Institut für Romanistik, Universidade de Leipzig, Leipzig, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13532
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title Entre ovo e forma oval: a cena como desacontecimento pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Carvalho, Ana Maria de Bulhões
dc.contributor.referee Oliveira, Vanessa Teixeira de
dc.contributor.referee Freitas, Danrlei de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Event pt_BR
dc.subject.en Unevent pt_BR
dc.subject.en Performative Theater pt_BR
dc.subject.en Contemporary Theater pt_BR
dc.description.abstracten The concept of event emerges in the performing arts field after the Second World War, at the moment in which the modern, normative concept of theater – the “drama” configuration, if we want – is radically criticized. The first Happenings of the 1950`s and their development in the performing arts – for example, in Tadeusz Kantor`s “Happening­Theater” – contested the idea of artwork as a finished, previously given form, as well as the modernist, essentialist division of the art fields. Art becomes “conceptual art”, art that operates on the ready­made perception of things. But a significant part of the contemporary theatrical theory, which employs the concept of event and defends the no­longer­dramatic performing artists against conservative critiques, mobilizes itself, however, a conservative, contradictory conception of event to understand of the new theater. In this thesis, I make a theoretical­analytical critique of this conservative approach through the counter­concept of unevent (desacontecimento) and the analysis of four contemporary works: Bloody Mess and Speak Bitterness, by Forced Entertainment; Circus of kidneys and livers, by the Dry Opera Company from Gerald Thomas, and Travel to New York, by Teatro Número Três. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O conceito de acontecimento emerge nas artes cênicas após a Segunda Guerra Mundial, no momento em que o conceito moderno, normativo de teatro – a configuração “drama“, se quisermos – é radicalmente criticado. Os primeiros Happenings dos anos 1950 e o seu desenvolvimento nas artes cênicas – por exemplo, no “Teatro­Happening“ de Tadeusz Kantor – contestam a ideia de obra de arte como forma acabada, previamente dada, assim como a divisão essencialista, modernista das artes. A arte se torna “arte conceitual“, arte que opera na percepção ready­made das coisas. Mas uma parte significativa da teoria teatral contemporânea, que emprega o conceito de acontecimento e que defende os artistas cênicos não­mais­dramáticos contra críticas conservadoras, mobiliza, porém, ela mesma uma concepção conservadora e contraditória de acontecimento para entender o novo teatro. Nesta tese, faço numa crítica teórico­analítica dessa abordagem conservadora através do contra­conceito de desacontecimento e da análise de quatro trabalhos contemporâneos: Bloody mess e Speak bitterness, do grupo Forced Entertainment; Um circo de rins e fígados, da cia. Ópera Seca de Gerald Thomas; e Viagem a Nova York, da cia. Teatro Número Três. pt_BR
dc.subject.pt Acontecimento pt_BR
dc.subject.pt Desacontecimento pt_BR
dc.subject.pt Teatro Performativo pt_BR
dc.subject.pt Teatro Contemporâneo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|