dc.contributor.advisor |
Werneck, Maria Helena |
|
dc.contributor.author |
CASTRO, Laura |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-25T21:48:25Z |
|
dc.date.available |
2022-11-25T21:48:25Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-11 |
|
dc.identifier.citation |
CASTRO, Laura. Outro Mundo É Possível Embaixo Do Temporal: estudo de espetáculos feministas e lésbicos sob a direção de João das Neves e a criação de uma dramaturgia inédita. 2022. 225f. Dissertação (Mestrado - Programa de PósGraduação em Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13533 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Outro Mundo É Possível Embaixo Do Temporal: estudo de espetáculos feministas e lésbicos sob a direção de João das Neves e a criação de uma dramaturgia inédita |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Werneck, Maria Helena |
|
dc.contributor.referee |
Castilho, Maria Clara Guimarães Ferrer |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Marcio Augusto Ribeiro |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work presents feminist and lesbian works written and/or directed by João das Neves, in Grupo Opinião, in the late 1970’s, being "Mural Mulher" and "Café da Manhã" text and direction by Neves, and "Aos Nossos Filhos", of my own, and directed by Neves in the second decade of the 2000’s. "Mural Mulher" and "Café da Manhã" are the last two assemblies of Grupo Opinião. The group worked from 1969 to 1981, divided into three phases. This dissertation focuses on the last phase of the group, which begins in 1972 in Bahia, and has as main members João das Neves and Simone Hoffmann."Mural Mulher", from 1979, was the last play in the Opinião’s theatre in Copacabana, and "Café da Manhã" was staged in 1981 at SESC Tijuca, ending the group's activities. Both plays have a feminist and lesbian theme, dialoguing in terms of the theme with "Aos Nossos Filhos", directed by João das Neves (2013), which is part of the LGBTQIA+ movement of the second decade of the 2000’s, that claimed for the right to marriage and for the children’s legal registration. In addition to the study of the texts, the dissertation includes a new dramaturgy that makes a synthesis of the research’s process and reflects on the memory of women and, specifically, lesbian women, in art and history. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho resgata obras feministas e lésbicas escritas e ou dirigidas por João das Neves no Grupo Opinião, no final da década de 1970, sendo elas “Mural Mulher” e “Café da Manhã”, cujo texto e direção são de autoria de Neves, e “Aos Nossos Filhos”, de minha autoria, dirigida por Neves na segunda década dos anos 2000. “Mural Mulher” e “Café da Manhã” são as duas últimas montagens do Grupo Opinião, que existiu de 1969 a 1981 dividido em três fases. Essa dissertação foca na última fase do grupo, que se inicia em 1972, na Bahia, e tem como principais integrantes João das Neves e Simone Hoffmann. “Mural Mulher”, de 1979, foi a última peça no espaço do Teatro Opinião em Copacabana e “Café da Manhã” foi montada em 1981 no SESC Tijuca, encerrando as atividades do grupo. Ambas as peças têm temática feminista e lésbica, dialogando, em termos de temática, com “Aos Nossos Filhos”, peça de minha autoria e direção de João das Neves, de 2013, que se insere no movimento LGBTQIA+ da segunda década dos anos 2000, que buscava o direito ao casamento e ao registro legal dos filhos. Além do estudo dos textos dos espetáculos, a dissertação inclui uma dramaturgia inédita, que faz uma síntese do processo da própria pesquisa e reflete sobre o lugar da mulher e, especificamente, da mulher lésbica, na arte e na memória. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
João das Neves |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Opinião |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Político |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro do Real |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nova Dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dramaturgia engajada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro LGBTQIA+ |
pt_BR |
dc.subject.pt |
feminismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro feminista |
pt_BR |