dc.contributor.advisor |
Rónai, Laura Tausz |
|
dc.contributor.author |
MOL, Patricia Marinho |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-21T17:04:51Z |
|
dc.date.available |
2022-12-21T17:04:51Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
MOL, Patricia Marinho. O estilo seresteiro nas interpretações da obra Impressões Seresteiras (1936) de heitor villa-lobos – um estudo de caso em gravações, 2022. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13553 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O estilo seresteiro nas interpretações da obra Impressões Seresteiras (1936) de Heitor Villa-Lobos – um estudo de caso em gravações |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rónai, Laura Tausz |
|
dc.contributor.referee |
Madeira, Maria Teresa |
|
dc.contributor.referee |
Sève, Mario |
|
dc.contributor.referee |
Hartmann Sobrinho, Ernesto Frederico |
|
dc.contributor.referee |
Martin, Mauricy Matos |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this thesis, we will analyze the agogic of interpretations of the piece Impressões Seresteiras by Heitor Villa-Lobos, played by several pianists, with two main objectives: to identify if there is any interpretive pattern and if the “serenader style” is present in the interpretations. As a theoretical basis for the analysis, we will discuss issues related to historically informed research and the analysis of scores and recordings; we will presente a bibliographic review of the subjects that permeate the analyzed piece, such as what is the “Serenade” event, what types of music are associated with it and what are the main compositional and interpretive characteristics of this style; we will analyze the score of the piece Impressões Seresteiras in order to identify compositional elements discussed in the previous chapters and; we will make a case study with 27 recordings of the play in question. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Dans cette thèse, nous ferons une analyse de l'agogique des interprétations du morceau Impressões Seresteiras du compositeur Heitor Villa-Lobos, jouée par plusieurs pianistes, avec deux objectifs principaux: déterminer si l'interprétation suit un modèle et si le “style sérénade” est présente dans les interprétations. Pour étayer théoriquement l'analyse, nous discuterons des questions liées à la recherche historiquement informée et à l'analyse des partitions et des enregistrements; nous présenterons une revue bibliographique des sujets qui traitent des œuvres analysées, comme l'événement "Seresta”, quels sont les types de chansons qui lui sont associés et quelles sont les principales caractéristiques de composition et interprétatives de ce style; nous analyserons la partition de l'œuvres Impressions Seresteiras avec l'objectif d'identifier les éléments de composition écrites dans les chapitres précédents et nous ferons une étude de cas avec 27 enregistrements de l'oeuvre en question. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nesta tese, faremos uma análise da agógica de interpretações da peça Impressões Seresteiras de Heitor Villa-Lobos, tocada por diversos pianistas, com dois objetivos principais: identificar se existe algum padrão interpretativo e se o “estilo seresteiro” está presente nas interpretações. Como fundamentação teórica para a análise, discutiremos questões ligadas à pesquisa historicamente informada e à análise de partituras e gravações; apresentaremos uma revisão bibliográfica dos assuntos que permeiam as peças analisadas, como o que é o evento “Seresta”, quais os tipos de músicas associados a ele e quais as principais características composicionais e interpretativas desse estilo; analisaremos a partitura da peça Impressões Seresteiras com o objetivo de identificar elementos composicionais discorridos nos capítulos anteriores e; faremos um estudo de caso com 27 gravações da peça em questão. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
seresteiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Villa-Lobos |
pt_BR |