dc.contributor.advisor |
Lucas, Marco Vieira |
|
dc.contributor.author |
AREIAS, João Luiz Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-21T17:04:58Z |
|
dc.date.available |
2022-12-21T17:04:58Z |
|
dc.date.issued |
2022-07 |
|
dc.identifier.citation |
AREIAS, João Luiz Fernandes. Grupo Música Nova da UFRJ: sua história e a utilização do trombone na criação e prática da música contemporânea no Rio de Janeiro. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13554 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Grupo Música Nova da UFRJ: sua história e a utilização do trombone na criação e prática da música contemporânea no Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lucas, Marco Vieira |
|
dc.contributor.referee |
Senna Neto, Caio Nelson de |
|
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Sergio Azra |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Lélio Eduardo Alves da |
|
dc.contributor.referee |
Schubert, Alexandre |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian contemporary music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chamber music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trombone |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance practices |
pt_BR |
dc.subject.en |
Grupo Música Nova da UFRJ |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main objective of this thesis is to suggest technicalinterpretative solutions for the trombonist in the repertoire of the Grupo Música Nova da UFRJ. This thesis addresses the role of the trombone in the twentyfive years of Grupo Música Nova’s work, cataloguing, researching, and creating reference material on that which was the most relevant movement in the sense of creating and practicing contemporary Brazilian chamber music in Rio de Janeiro in the 1990s. The trombone was the central point of the research, so were discussed topics such as the group's biography, the specificity of the repertoire, a small overview of contemporary trombone music, language characteristics, the construction of a technicalinterpretative apparatus for the repertoire demands, timbral differences and instrument characteristics (mixed formations), new musical notations, expanded techniques and aspects of chamber music practice. The methodology used in this autoethnographic work also involved bibliographic review, documental research and collection of works. In addition, an analysis of the Grupo Música Nova da UFRJ repertoire was carefully made, aiming to achieve the objectives of this research. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese tem como objetivo principal sugerir soluções técnicointerpretativas para o trombonista no repertório do Grupo Música Nova da UFRJ. O trabalho aborda o papel do trombone nos vinte e cinco anos de trabalho do grupo, catalogando, pesquisando, e criando material referencial sobre o que foi o mais relevante movimento no sentido de criar e praticar a música de câmara brasileira contemporânea na década de 1990 na cidade do Rio de Janeiro. O trombone foi o ponto central da pesquisa, e assim foram discutidos tópicos como, a biografia do grupo, as especificidades de seu repertório, um pequeno panorama da música contemporânea para trombone, características da linguagem, a construção de um aparato técnicointerpretativo para as demandas do repertório, as diferenças tímbricas e características dos instrumentos (formações mistas), as novas grafias e notações, as técnicas expandidas e aspectos da prática da música de câmara. A metodologia empregada neste trabalho autoetnográfico envolveu também revisão bibliográfica, pesquisa documental e levantamento de obras. Além disto, foi realizada uma análise do repertório do Grupo Música Nova da UFRJ, visando alcançar os objetivos desta pesquisa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música contemporânea brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música de câmara |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trombone |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas interpretativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grupo Música Nova da UFRJ |
pt_BR |