dc.contributor.advisor |
Nader, Alvaro Simões Correa |
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dc.contributor.author |
Alencastre, Priscila |
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dc.date.accessioned |
2022-12-21T17:05:04Z |
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dc.date.available |
2022-12-21T17:05:04Z |
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dc.date.issued |
2017-12 |
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dc.identifier.citation |
ALENCASTRE, Priscila. Do concerto ao espetáculo: uma etnografia das tendências e transformações da música sinfônica carioca no epílogo da transição pós-fordista. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13555 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Do concerto ao espetáculo: uma etnografia das tendências e transformações da música sinfônica carioca no epílogo da transição pós-fordista |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Nader, Alvaro Simões Correa |
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dc.contributor.referee |
Coimbra, Vicenzo |
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dc.contributor.referee |
Barros, Frederico Machado de |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Symphonic music |
pt_BR |
dc.subject.en |
symphonic practices |
pt_BR |
dc.subject.en |
concert |
pt_BR |
dc.subject.en |
hybridization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Carioca's symphonic music goes through profound transformations in contemporary times. The present dissertation is the result of an ethnographic research aimed at the observation and analysis of such metamorphoses, understood here in close relation with the intensification of the current process of transition to the state mode of post-Fordist regulation. The intimate relationship of the researcher with the symphonic tradition, and especially with some of her subjects and institutions located between the cities of Rio de Janeiro and Niterói, assumes special relevance for the structuring of a reflective and polyphonic ethnographic narrative. To situate contemporary reality in the specific context of this musical tradition, it was sought to rescue the problem of the autonomy of art in capitalist society, from a clipping that offers a possible key to interpret its disintegration processes, located in the framework of its historical development. The theme of the breakdown of illusions about the artistic making and the forced awakening to a hesitant class consciousness in function of the objective necessity of the insertion of these subjects in current social struggles will be approached from the observation of the clash between the identities of artist and employee. The particular movements occurring within symphonic music will also be investigated, while their agents and institutions are challenged by the growing imperative to adapt their musical practices and management forms to the mercantile rationality. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A música sinfônica carioca atravessa profundas transformações na contemporaneidade. A presente dissertação é resultado de uma pesquisa etnográfica voltada à observação e análise de tais metamorfoses, entendidas aqui em seus nexos fundamentais com a intensificação do atual processo de transição ao modo de regulação estatal pós-fordista. A íntima relação da pesquisadora com a tradição sinfônica e, principalmente, com alguns dos seus sujeitos e instituições situados entre as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, assume relevância especial para a estruturação de uma narrativa etnográfica reflexiva e polifônica. A fim de situar a realidade contemporânea no contexto específico desta tradição musical, buscou-se resgatar o problema da autonomia da arte na sociedade capitalista, a partir de um recorte que ofereça uma possível chave de interpretação de seus processos de desintegração, localizados no quadro de seu desenvolvimento histórico. O tema da quebra das ilusões sobre o fazer artístico e o despertar forçado para uma vacilante consciência de classe em função da necessidade objetiva da inserção desses sujeitos em lutas sociais atuais será abordado a partir da observação do choque entre as identidades de artista e de trabalhador assalariado. Serão também investigados os movimentos particulares que ocorrem dentro da música sinfônica enquanto seus agentes e instituições se veem interpelados pelo imperativo crescente de adaptar suas práticas musicais e formas de gestão à racionalidade mercantil. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música sinfônica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
práticas sinfônicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
concerto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
hibridação |
pt_BR |