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Do concerto ao espetáculo: uma etnografia das tendências e transformações da música sinfônica carioca no epílogo da transição pós-fordista

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dc.contributor.advisor Nader, Alvaro Simões Correa
dc.contributor.author Alencastre, Priscila
dc.date.accessioned 2022-12-21T17:05:04Z
dc.date.available 2022-12-21T17:05:04Z
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.citation ALENCASTRE, Priscila. Do concerto ao espetáculo: uma etnografia das tendências e transformações da música sinfônica carioca no epílogo da transição pós-fordista. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13555
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Do concerto ao espetáculo: uma etnografia das tendências e transformações da música sinfônica carioca no epílogo da transição pós-fordista pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Nader, Alvaro Simões Correa
dc.contributor.referee Coimbra, Vicenzo
dc.contributor.referee Barros, Frederico Machado de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Symphonic music pt_BR
dc.subject.en symphonic practices pt_BR
dc.subject.en concert pt_BR
dc.subject.en hybridization pt_BR
dc.description.abstracten Carioca's symphonic music goes through profound transformations in contemporary times. The present dissertation is the result of an ethnographic research aimed at the observation and analysis of such metamorphoses, understood here in close relation with the intensification of the current process of transition to the state mode of post-Fordist regulation. The intimate relationship of the researcher with the symphonic tradition, and especially with some of her subjects and institutions located between the cities of Rio de Janeiro and Niterói, assumes special relevance for the structuring of a reflective and polyphonic ethnographic narrative. To situate contemporary reality in the specific context of this musical tradition, it was sought to rescue the problem of the autonomy of art in capitalist society, from a clipping that offers a possible key to interpret its disintegration processes, located in the framework of its historical development. The theme of the breakdown of illusions about the artistic making and the forced awakening to a hesitant class consciousness in function of the objective necessity of the insertion of these subjects in current social struggles will be approached from the observation of the clash between the identities of artist and employee. The particular movements occurring within symphonic music will also be investigated, while their agents and institutions are challenged by the growing imperative to adapt their musical practices and management forms to the mercantile rationality. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A música sinfônica carioca atravessa profundas transformações na contemporaneidade. A presente dissertação é resultado de uma pesquisa etnográfica voltada à observação e análise de tais metamorfoses, entendidas aqui em seus nexos fundamentais com a intensificação do atual processo de transição ao modo de regulação estatal pós-fordista. A íntima relação da pesquisadora com a tradição sinfônica e, principalmente, com alguns dos seus sujeitos e instituições situados entre as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, assume relevância especial para a estruturação de uma narrativa etnográfica reflexiva e polifônica. A fim de situar a realidade contemporânea no contexto específico desta tradição musical, buscou-se resgatar o problema da autonomia da arte na sociedade capitalista, a partir de um recorte que ofereça uma possível chave de interpretação de seus processos de desintegração, localizados no quadro de seu desenvolvimento histórico. O tema da quebra das ilusões sobre o fazer artístico e o despertar forçado para uma vacilante consciência de classe em função da necessidade objetiva da inserção desses sujeitos em lutas sociais atuais será abordado a partir da observação do choque entre as identidades de artista e de trabalhador assalariado. Serão também investigados os movimentos particulares que ocorrem dentro da música sinfônica enquanto seus agentes e instituições se veem interpelados pelo imperativo crescente de adaptar suas práticas musicais e formas de gestão à racionalidade mercantil. pt_BR
dc.subject.pt Música sinfônica pt_BR
dc.subject.pt práticas sinfônicas pt_BR
dc.subject.pt concerto pt_BR
dc.subject.pt hibridação pt_BR


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