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Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro: Análise feminista e decolonial

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dc.contributor.advisor Silva, José Alberto Salgado e
dc.contributor.author Velon, Marcela da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-21T17:05:23Z
dc.date.available 2022-12-21T17:05:23Z
dc.date.issued 2022-05
dc.identifier.citation Velon, Marcela da Silva. Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro: Análise feminista e decolonial. 376p. 2022. Tese (Doutorado em Música) ­ Programa de Pós¬Graduação em Música¬ PPGM, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13558
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro: Análise feminista e decolonial pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Jose Alberto Salgado e
dc.contributor.referee Facina, Adriana
dc.contributor.referee Araujo, Samuel
dc.contributor.referee Sandroni, Clara
dc.contributor.referee Lago, Jorgete
dc.contributor.referee Rosa, Laila
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Feminism pt_BR
dc.subject.en Decoloniality pt_BR
dc.subject.en Brazilian popular song pt_BR
dc.subject.en Singer­songwriters pt_BR
dc.subject.en Music collectives. pt_BR
dc.description.abstracten The present research seeks to contribute to the field of feminist musicology by observing the action and work (Hanna Arendt) of women musicians, mostly residing in the city of Rio de Janeiro. Driven by the concept of gender coloniality (Maria Lugones), I seek to build meanings that contest the dichotomous and hierarchical categories founding modern, colonizing, Eurocentric and universalizing thought, thus integrated into the field of work and Brazilian musical historiography. In this way, the critique of the colonial imposition of genres is foreseen, which, in turn, encompasses issues of different orders: ecological, economic, governmental, spiritual, epistemological, as well as daily practices that bring us closer or further away from caring for the world. broadly. From the methodology used: participatory action research and semi­structured interviews, the ways of organizing the work of three collectives are covered ­ Primavera das Mulheres, Coletivo Essa Mulher and Sonora International Festival de Compositoras (RJ) ­ their practices and discourses, including the poetic and musical narrative of two songs when considering the integration between the musical compositions and the vocals of their interpreters, also contributing to the growing field of research on Brazilian popular singing. Is there a feminist/feminine aesthetic? The perspectives of the different women were not brought with due recurrence in the official history of Brazilian urban popular music. If feminism proposes an alternative to hegemonic culture, how can music performed by women serve this purpose? These were initial questions raised during the fieldwork that took place between July 2017 and January 2022. Some proposals that seek to escape the structurally given political and social model (capitalistwhite­male­heteronormative­European) are brought through these women. The analysis starts from feminist and decolonial readings to understand the observed contexts, as well as to better record the unsubmissive history of the women who participated in the research. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa busca contribuir com o campo da musicologia feminista ao observar ação e obra (Hanna Arendt) de mulheres músicas, em sua maioria residentes na cidade do Rio de Janeiro. Conduzida pelo conceito de colonialidade de gênero (Maria Lugones), busco erigir sentidos que contestem as categorias dicotômicas e hierarquizadas fundantes do pensamento moderno, colonizador, eurocentrado e universalizante, assim integradas ao campo de trabalho e à historiografia musical brasileira. Está prevista, dessa forma, a crítica sobre a imposição colonial dos gêneros que, por sua vez, engloba questões de diferentes ordens: ecológica, econômica, governamental, espiritual, epistemológica, bem como práticas cotidianas que nos aproximam ou distanciam dos cuidados com o mundo de forma ampla. A partir da metodologia utilizada: a pesquisa­ação participativa e entrevistas semiestruturadas, são abarcadas as formas de organização do trabalho de três coletivos – Primavera das Mulheres, Coletivo Essa Mulher e Sonora Festival Internacional de Compositoras (núcleo RJ) – suas práticas e discursos, incluindo a narrativa poética e musical de duas canções ao considerar a integração entre as composições musicais e as vocalidades de suas intérpretes, contribuindo também para o crescente campo de pesquisa sobre o canto popular brasileiro. Existe uma estética feminista/feminina? As perspectivas das diversas mulheres não foram escritas com a devida recorrência na história oficial da música popular urbana brasileira. Se o feminismo propõe alternativa à cultura hegemônica, como pode a música realizada por mulheres servir a esse propósito? Essas foram questões iniciais levantadas durante o trabalho de campo que transcorreu entre julho de 2017 e janeiro de 2022. Algumas propostas que buscam escapar ao modelo político e social dado estruturalmente (capitalista­branco­masculino­heteronormativoeuropeu) são elaboradas por essas mulheres. A análise parte de leituras feministas e decoloniais para compreender os contextos observados, bem como para melhor registrar a história insubmissa das mulheres que participaram da pesquisa. pt_BR
dc.subject.pt Feminismo pt_BR
dc.subject.pt Decolonialidade pt_BR
dc.subject.pt Canto popular brasileiro pt_BR
dc.subject.pt Cantautoras pt_BR
dc.subject.pt Coletivos de música pt_BR


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