DSpace Repository

Você Treina ou Ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha

Show simple item record

dc.contributor.advisor Keiserman, Nara
dc.contributor.author Machado, Alex Rodrigues
dc.date.accessioned 2022-12-21T17:05:29Z
dc.date.available 2022-12-21T17:05:29Z
dc.date.issued 2022-08
dc.identifier.citation Machado, Alex Rodrigues. Você Treina ou Ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. ­ Programa de Pós-¬Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13559
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Você Treina ou Ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Keiserman, Nara
dc.contributor.referee Pimenta, Daniele
dc.contributor.referee Duprat, Rodrigo Mallet
dc.contributor.referee Tavares, Joana Ribeiro da Silva
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en circus pt_BR
dc.subject.en circus pedagogy pt_BR
dc.subject.en creational processes pt_BR
dc.subject.en circus dramaturgy pt_BR
dc.subject.en circus performance pt_BR
dc.description.abstracten From the experience and analysis of the educational and creational processes at Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), it was possible to observe a tendency on the part of many circus artist-students to dualize areas inherent to their work, such as training versus rehearsal and technique versus art. The research presented here analyzed the possible causes and consequences of these dualities having as methodology principles of practice as research, as well as theoretical references such as Pierre Bourdieu's field concept and elements of the Laban/Bartenieff Movement Analysis System. Through interviews with artistteachers, the artistic-pedagogical monitoring of ENCLO students and analysis of their research projects, it was possible to verify in different instances (institutions, teachers, students and professional artists) that these dualities cross and have repercussions in the learning/creation/performance processes, understood here as intertwined and inseparable. These distinctions are manifested in the circus field in the way schools plan their activities, in teaching actions, in the production of Works and in artistic performance. At the end, I present two reports of experiences: the orientation for the creation of the number Hasta que el Atraso nos Separe and the direction of the show (Re)Doma in which I point out how the issues analyzed in the research manifested themselves, and I present proposals that seek to integrate the functional and expressive aspects inherent to circus performance. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A partir da vivência e análise dos processos formativos e criacionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), observou-se uma tendência por parte de muitos circenses em dualizar âmbitos inerentes ao seu fazer, como treino versus ensaio e técnica versus arte. A pesquisa aqui apresentada analisou as possíveis causas e consequências dessas dualidades tendo como metodologia princípios da prática como pesquisa, além de referenciais teóricos como o conceito de campo de Pierre Bourdieu e elementos do Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento. Por meio de entrevistas com artistas-docentes, do acompanhamento artístico pedagógico de alunas e alunos da ENCLO e análise de seus projetos de pesquisa, foi possível verificar em diferentes instâncias (instituições, docentes, discentes e artistas profissionais) que essas dualidades atravessam e repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance, compreendidos aqui como imbricados e indissociáveis. Essas distinções se manifestam no campo circense no modo como as escolas planejam suas atividades, nas atuações docente, na produção de obras e na performance artística. Ao final, apresento dois relatos de experiências: a orientação para criação do número Hasta que el Atraso nos Separe e a direção do espetáculo (Re)Doma, nos quais aponto como as questões analisadas na pesquisa se manifestaram, apresentando nesses trabalhos propostas que buscam integrar os aspectos funcionais e expressivos inerentes à performance circense. pt_BR
dc.subject.pt circo pt_BR
dc.subject.pt pedagogia circense pt_BR
dc.subject.pt processos de criação pt_BR
dc.subject.pt dramaturgias circenses pt_BR
dc.subject.pt performance circense pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|