dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.author |
Machado, Alex Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-21T17:05:29Z |
|
dc.date.available |
2022-12-21T17:05:29Z |
|
dc.date.issued |
2022-08 |
|
dc.identifier.citation |
Machado, Alex Rodrigues. Você Treina ou Ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. Programa de Pós-¬Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13559 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Você Treina ou Ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.referee |
Pimenta, Daniele |
|
dc.contributor.referee |
Duprat, Rodrigo Mallet |
|
dc.contributor.referee |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
circus |
pt_BR |
dc.subject.en |
circus pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
creational processes |
pt_BR |
dc.subject.en |
circus dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject.en |
circus performance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
From the experience and analysis of the educational and creational processes at Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), it was possible to observe a tendency on the part of many circus artist-students to dualize areas inherent to their work, such as training versus rehearsal and technique versus art. The research presented here analyzed the possible causes and consequences of these dualities having as methodology principles of practice as research, as well as theoretical references such as Pierre Bourdieu's field concept and elements of the Laban/Bartenieff Movement Analysis System. Through interviews with artistteachers, the artistic-pedagogical monitoring of ENCLO students and analysis of their research projects, it was possible to verify in different instances (institutions, teachers, students and professional artists) that these dualities cross and have repercussions in the learning/creation/performance processes, understood here as intertwined and inseparable. These distinctions are manifested in the circus field in the way schools plan their activities, in teaching actions, in the production of Works and in artistic performance. At the end, I present two reports of experiences: the orientation for the creation of the number Hasta que el Atraso nos Separe and the direction of the show (Re)Doma in which I point out how the issues analyzed in the research manifested themselves, and I present proposals that seek to integrate the functional and expressive aspects inherent to circus performance. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A partir da vivência e análise dos processos formativos e criacionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), observou-se uma tendência por parte de muitos circenses em dualizar âmbitos inerentes ao seu fazer, como treino versus ensaio e técnica versus arte. A pesquisa aqui apresentada analisou as possíveis causas e consequências dessas dualidades tendo como metodologia princípios da prática como pesquisa, além de referenciais teóricos como o conceito de campo de Pierre Bourdieu e elementos do Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento. Por meio de entrevistas com artistas-docentes, do acompanhamento artístico pedagógico de alunas e alunos da ENCLO e análise de seus projetos de pesquisa, foi possível verificar em diferentes instâncias (instituições, docentes, discentes e artistas profissionais) que essas dualidades atravessam e repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance, compreendidos aqui como imbricados e indissociáveis. Essas distinções se manifestam no campo circense no modo como as escolas planejam suas atividades, nas atuações docente, na produção de obras e na performance artística. Ao final, apresento dois relatos de experiências: a orientação para criação do número Hasta que el Atraso nos Separe e a direção do espetáculo (Re)Doma, nos quais aponto como as questões analisadas na pesquisa se manifestaram, apresentando nesses trabalhos propostas que buscam integrar os aspectos funcionais e expressivos inerentes à performance circense. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
circo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pedagogia circense |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processos de criação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
dramaturgias circenses |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performance circense |
pt_BR |