dc.contributor.advisor |
Bento, Maria Enamar Ramos Neherer |
|
dc.contributor.author |
Beda, Gabriel |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-21T17:05:47Z |
|
dc.date.available |
2022-12-21T17:05:47Z |
|
dc.date.issued |
2022-04 |
|
dc.identifier.citation |
Beda, Gabriel. Circo e Preparação Corporal: convergência entre práticas Programa de Pós--Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13560 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Circo e Preparação Corporal: convergência entre práticas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bento, Maria Enamar Ramos Neherer |
|
dc.contributor.referee |
Silvia, Erminia |
|
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara Waldemar |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Circus |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Actor/actress |
pt_BR |
dc.subject.en |
Acrobatics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Focusing on the circus influence on the theatrical art scene from the 1980s onwards, and the growing presence of acrobatic techniques in theatrical shows, I investigate how circus and acrobatic techniques are used as a means of condensation and expression of the scene's intention vectors. For that, I take three plays from Multifoco Cia. de Teatro as objects of study, in order to verify my hypothesis that the learning of circus techniques by actors and actresses is capable of making them more expressive on stage. I claim that circus learning is, above all, an aesthetic learning. It is the creation of new possibilities of expression. I consider that circus learning is a key to investigation, exploration and artistic proposition that allows actors and actresses to invent unique ways of relating. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Tendo como foco a influência circense na cena artística teatral a partir dos anos 1980, e a crescente presença de técnicas acrobáticas em espetáculos teatrais, investigo de que modo às técnicas circenses e acrobáticas são utilizadas como meio de condensação e expressão dos vetores de intenção da cena. Para tanto, tomo três espetáculos da Multifoco Cia. de Teatro como objetos de estudo, de modo a verificar minha hipótese de que a aprendizagem de técnicas circenses por parte dos atores e atrizes é capaz de torná-los mais expressivos em cena. Afirmo que aprendizagem circense é, sobretudo, uma aprendizagem estética. É a criação de novas possibilidades de expressão. Dito isso, considero que a aprendizagem circense é uma chave de investigação, exploração e proposição artística que permite aos atores e atrizes inventarem formas únicas de se relacionar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Circo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ator/Atriz |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acrobacia |
pt_BR |