DSpace Repository

Circo e Preparação Corporal: convergência entre práticas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bento, Maria Enamar Ramos Neherer
dc.contributor.author Beda, Gabriel
dc.date.accessioned 2022-12-21T17:05:47Z
dc.date.available 2022-12-21T17:05:47Z
dc.date.issued 2022-04
dc.identifier.citation Beda, Gabriel. Circo e Preparação Corporal: convergência entre práticas­ Programa de Pós--Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13560
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Circo e Preparação Corporal: convergência entre práticas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Bento, Maria Enamar Ramos Neherer
dc.contributor.referee Silvia, Erminia
dc.contributor.referee Keiserman, Nara Waldemar
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Circus pt_BR
dc.subject.en Learning pt_BR
dc.subject.en Actor/actress pt_BR
dc.subject.en Acrobatics pt_BR
dc.description.abstracten Focusing on the circus influence on the theatrical art scene from the 1980s onwards, and the growing presence of acrobatic techniques in theatrical shows, I investigate how circus and acrobatic techniques are used as a means of condensation and expression of the scene's intention vectors. For that, I take three plays from Multifoco Cia. de Teatro as objects of study, in order to verify my hypothesis that the learning of circus techniques by actors and actresses is capable of making them more expressive on stage. I claim that circus learning is, above all, an aesthetic learning. It is the creation of new possibilities of expression. I consider that circus learning is a key to investigation, exploration and artistic proposition that allows actors and actresses to invent unique ways of relating. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Tendo como foco a influência circense na cena artística teatral a partir dos anos 1980, e a crescente presença de técnicas acrobáticas em espetáculos teatrais, investigo de que modo às técnicas circenses e acrobáticas são utilizadas como meio de condensação e expressão dos vetores de intenção da cena. Para tanto, tomo três espetáculos da Multifoco Cia. de Teatro como objetos de estudo, de modo a verificar minha hipótese de que a aprendizagem de técnicas circenses por parte dos atores e atrizes é capaz de torná-los mais expressivos em cena. Afirmo que aprendizagem circense é, sobretudo, uma aprendizagem estética. É a criação de novas possibilidades de expressão. Dito isso, considero que a aprendizagem circense é uma chave de investigação, exploração e proposição artística que permite aos atores e atrizes inventarem formas únicas de se relacionar. pt_BR
dc.subject.pt Circo pt_BR
dc.subject.pt Formação pt_BR
dc.subject.pt Ator/Atriz pt_BR
dc.subject.pt Acrobacia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|