| dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Amália Silva Alves de | |
| dc.contributor.author | Vam de Berg, Thayane Vicente | |
| dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:33:45Z | |
| dc.date.available | 2023-01-18T17:33:45Z | |
| dc.date.issued | 2022-12-14 | |
| dc.identifier.citation | VAM DE BERG, Thayane Vicente. Rubens Gerchman, “o artista que testemunha e se faz presente”: a arte urbana do garimpeiro do asfalto e suas relações com o cotidiano, a identidade e as memórias pessoais em seu arquivo pessoal e seus cadernos de artista. 2022. 282 f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13572 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Rubens Gerchman, “o artista que testemunha e se faz presente”: a arte urbana do garimpeiro do asfalto e suas relações com o cotidiano, a identidade e as memórias pessoais em seu arquivo pessoal e seus cadernos de artista | pt_BR |
| dc.title.alternative | Rubens Gerchman, “the artist who testifies and makes himself present”: the urban art of the prospector and his relationships with everyday life, identity and personal memories in his personal archive and in his artist notebooks | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Maria Amália Silva Alves de | |
| dc.contributor.referee | Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos | |
| dc.contributor.referee | Assis, João Marcus Figueiredo | |
| dc.contributor.referee | Santos, Paulo Roberto Elian dos | |
| dc.contributor.referee | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.en | Rubens Gerchman | pt_BR |
| dc.subject.en | Personal Archive | pt_BR |
| dc.subject.en | Artist's Notebook | pt_BR |
| dc.subject.en | Documentary Heritage | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This thesis proposes an ethnographic analysis of the personal archive of the plastic artist Rubens Gerchman (1942-2008) and his artist notebooks. Among the objectives proposed in this investigation, the general one is to develop an ethnography of documents, based on Rubens Gerchman's personal archive, in order to identify how the creative process of this artist developed, based on the evidence present in his personal archive and particularly in your artist notebooks. The specific ones are: identifying the possible ways of self-archiving and discarding present in the personal files of individuals; highlight the existing relationships between memory and its material supports; read and analyze some of Rubens Gerchman's artist notebooks; and to reflect on the actions that can contribute for a personal archive to be considered a documentary heritage. An extensive documentary research was carried out in Rubens Gerchman's personal archive and a bibliographic survey on the themes: artist's notebooks, documentary heritage, memory. The methodology underlying the analysis of the notebooks is intended to highlight them based on their materiality, contextualization and interpretation. In this research, the personal archive and the artist's notebooks are understood as a resource for Rubens Gerchman's artistic practice and material support of social memory, given that the documents present in his personal archive helped him and served as sources for the production of works with potential to provoke sensations, which give new meaning to collective events. We infer that Rubens Gerchman's personal archive is a documentary heritage that highlights the social function of the archive and of art. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta tese propõe uma análise etnográfica do arquivo pessoal do artista plástico Rubens Gerchman (1942-2008) e dos seus cadernos de artista. Dentre os objetivos propostos nesta investigação, o geral é desenvolver uma etnografia de documentos, a partir do arquivo pessoal de Rubens Gerchman, de modo a identificar como se desenvolvia o processo de criação deste artista, partindo das evidências presentes em seu arquivo pessoal e particularmente em seus cadernos de artista. Já os específicos são: identificar os possíveis modos de autoarquivamento e descarte presentes nos arquivos pessoais dos indivíduos; evidenciar as relações existentes entre a memória e os seus suportes materiais; ler e analisar alguns dos cadernos de artista de Rubens Gerchman; e refletir sobre as ações que podem contribuir para que um arquivo pessoal seja considerado patrimônio documental. Foi realizada uma extensa pesquisa documental no arquivo pessoal de Rubens Gerchman e levantamento bibliográfico acerca das temáticas: cadernos de artista, patrimônio documental, memória. A metodologia que fundamenta a análise dos cadernos tem por intenção destacá-los a partir da sua materialidade, contextualização e interpretação. Nesta pesquisa o arquivo pessoal e os cadernos de artista são compreendidos como recurso para a prática artística de Rubens Gerchman e suporte material da memória social, haja vista que os documentos presentes no seu arquivo pessoal o auxiliavam e serviam como fontes para a produção de obras com potencial de provocar sensações, que ressignificam os acontecimentos coletivos. Inferimos que o arquivo pessoal de Rubens Gerchman é um patrimônio documental que evidencia a função social do arquivo e da arte. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Rubens Gerchman | pt_BR |
| dc.subject.pt | Arquivo Pessoal | pt_BR |
| dc.subject.pt | Caderno de Artista | pt_BR |
| dc.subject.pt | Patrimônio Documental | pt_BR |