dc.contributor.advisor |
Silva, Jane Santos da |
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dc.contributor.author |
Melo, Hendy Helena Maciqueira de |
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dc.date.accessioned |
2023-02-14T17:36:26Z |
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dc.date.available |
2023-02-14T17:36:26Z |
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dc.date.issued |
2022-09-14 |
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dc.identifier.citation |
MELO, Hendy Helena Maciqueira de. O bairro da Penha: um diálogo entre História Local e Ensino Básico. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13593 |
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dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O bairro da Penha: um diálogo entre História Local e Ensino Básico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Penha neighborhood: a dialogue between Local History and Basic Education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Jane Santos da |
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dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia de Lima |
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dc.contributor.referee |
Thiago, Cristiane Muniz |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Patrimony |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museums |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation, produced as part of the requirements of the Professional Master's Degree in Teaching History, contemplates Local History as a pedagogical possibility through the production of a virtual museum in the neighborhood of Penha, located in the North Zone of Rio de Janeiro. It focuses on the material and immaterial patrimonies of a peripheral region of the city and aims to do a counterpoint to Eurocentrism from the construction of a narrative that contemplates part of a place in the suburbs of Rio, the favelas around it, and that values the knowledge and experiences of the social groups to which the students belong, based on stories in which their ancestry, their resistance and effort for survival and their conquests that span generations appear. Thus, it is a proposal that adapts to decolonial perspectives, as different actors and voices can be incorporated and contemplated in construction patrimony significance, with a greater and more dialogic participation of society. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação, produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, traz a História Local como possibilidade pedagógica, através da produção de um museu virtual do bairro da Penha, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Tem como foco os patrimônios materiais e imateriais de uma região periférica da cidade, e busca fazer um contraponto ao eurocentrismo, a partir da construção de uma narrativa que contempla parte de um lugar no subúrbio carioca, das favelas de seu entorno e que valoriza os saberes e experiências dos grupos sociais aos quais os discentes estão inseridos, a partir de histórias em que apareçam sua ancestralidade, sua resistência e esforço pela sobrevivência e suas conquistas que atravessam gerações. Assim, é uma proposta que se adequa às perspectivas decoloniais, pois diversos atores e vozes poderão ser incorporados e contemplados na construção da significância do patrimônio, com uma participação maior e mais dialógica da sociedade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museus |
pt_BR |