dc.contributor.advisor |
Caldas, Pedro Spínola Pereira |
|
dc.contributor.author |
Aguiar, Rafael de Almeida Barros |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-14T17:36:54Z |
|
dc.date.available |
2023-02-14T17:36:54Z |
|
dc.date.issued |
2022-10-18 |
|
dc.identifier.citation |
AGUIAR, Rafael de Almeida Barros. História, Literatura e Narração: um diálogo para o Ensino de História através do livro Nada de Novo no Front. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13594 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
História, Literatura e Narração: um diálogo para o Ensino de História através do livro Nada de Novo no Front |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History, Literature and Narration: a dialogue for the Teaching of History through the book All quiet on the western front |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Limoncic, Flávio |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Talitta Tatiane Martins |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literature |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narrative |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historical Imagination |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historical Empathy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation proposes the construction of a didactic sequence in which the relations between History and Literature are discussed, showing their approximation by similarities they have and the contributions that the dialogue with the fictional provides to the field of History Teaching, utilizing for this the Erich Maria Remarque's book All Quiet in The Western Front. That work can put students in contact with the narrative style in first person and this literary use allows us to carry out the construction of narratives in classroom together. Through this kind of exercise, we can open ourselves to a variety of interpretations, to the reorganization and to the enrichment of our principles and practice. In addition, that call upon literature as a historical source enables deeper reflections with what has been studied and reveals the complementarity when dealing with verisimilitude, inference from the evidence and the ways of feeling and thinking of historical agents, suggesting its manifestation in a pedagogical activity. Such propositions seek to contribute to the improvement of different languages in the teaching of the subject and the constant renewal of didactic resources and methodologies applied. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação propõe a construção de uma sequência didática na qual as relações entre História e Literatura são discutidas, evidenciando-se a sua aproximação por similitudes que possuem e os aportes que o diálogo com o ficcional proporciona ao campo do Ensino de História, sendo utilizado para isso o livro Nada de Novo no Front, de Erich Maria Remarque. A obra pode colocar alunos em contato com o estilo narrativo na primeira pessoa e essa utilização literária nos permite juntamente um realizar a construção de narrativas em sala de aula. Por esse tipo de exercício podemos abrir-nos à variedade de interpretações, à reorganização e ao enriquecimento de nossos princípios e prática. Além disso, esse recurso ao literário como fonte histórica viabiliza reflexões mais profundas com o estudado e revela a complementaridade ao tratar a verossimilhança, a inferência a partir das evidências e os modos de sentir e pensar dos agentes históricos, sugerindo-se sua manifestação em atividade pedagógica. Tais proposições buscam contribuir para com o aperfeiçoamento de diferentes linguagens no ensino da disciplina e a renovação constante dos recursos didáticos e das metodologias aplicadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imaginação histórica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Empatia histórica |
pt_BR |