dc.contributor.advisor |
Rocha, Inês de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Mourim, Roberta |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-23T20:00:55Z |
|
dc.date.available |
2023-02-23T20:00:55Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
Mourim, Roberta. Monina Távora: a pedagogia de uma artista. 2022. 335 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13596 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Monina Távora: a pedagogia de uma artista |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rocha, Inês de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Apro, Flávio |
|
dc.contributor.referee |
José, Maria da Graças dos Reis |
|
dc.contributor.referee |
Mignot, Ana Chrystian Venancio |
|
dc.contributor.referee |
Korman, Clifford Hill |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Monina Távora |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autobiographies of teachers |
pt_BR |
dc.subject.en |
Classical guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Duo Abreu |
pt_BR |
dc.subject.en |
Assad Brothers. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Adolfina Raitzin de Távora (1921-2011) — who adopted Monina Távora as her stage name — was the teacher responsible for the formation of Abreu and Assad duos. The general objective of this thesis is to investigate and communicate the performance of Adolfina Raitzin de Távora as a teacher of the two guitar duos, as well as her pedagogy. The work was done in the line of research Teaching and Learning of Music, from the perspective of the History of Music Education. The investigation departed from the autobiography left by Monina, and includes, as a backdrop, issues related to the artist's formation. I also used periodicals and reports from former students as sources. Through the evidential paradigm, I was able to investigate Monina Távora's sociability network and identify ideas and representations presente in it. I found evidence that the teacher and guitarist appropriated ideas and representations that circulated in her network and used them in her pedagogy. Among the appropriate concepts, I highlight that of normative normality, developed by her father Alejandro Raitzin, a psychiatrist and director of the psychiatric colony Open Door, where Monina was raised. I also observed appropriations of the psychoanalytic method in the teacher's pedagogy. In musical and aesthetic spheres, I found appropriations related to the Romantic ideal of the artist and music, the aesthetics of the Segovian classical guitar, and the Segovian engagement in favor of the classical guitar, among other aspects. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Adolfina Raitzin de Távora (1921-2011) — que adotou Monina Távora como nome artístico — foi a professora responsável pela formação dos duos de violão Abreu e Assad. O objetivo geral da pesquisa é investigar e comunicar sobre a atuação de Adolfina Raitzin de Távora como professora dos duos, assim como sua pedagogia. O trabalho foi realizado dentro da linha de Ensino e Aprendizagem em Música, sob a perspectiva da história da educação musical. A investigação se deu desde a autobiografia deixada por Monina tendo, como pano de fundo, questões relativas à formação do artista. Utilizei também, como fonte, relatos de ex-alunos e periódicos. Através do paradigma indiciário pude investigar a rede de sociabilidade de Monina Távora e identificar ideias e representações presentes nela. Encontrei indícios de que a professora e violonista se apropriou de ideias e representações que circulavam em sua rede e as utilizou em sua pedagogia. Dentre os conceitos apropriados, destaco o de normalidade normativa, desenvolvido pelo pai dela, Alejandro Raitzin, psiquiatra e diretor da colônia psiquiátrica Open Door, onde Monina foi criada. Observo também apropriações do método psicanalítico na pedagogia da professora. No aspecto musical e estético, encontrei apropriações relativas ao ideal romântico do artista e da música, da estética do violão clássico segoviano, do engajamento segoviano em prol do violão clássico, entre outros aspectos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Monina Távora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autobiografia de professoras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão clássico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Duo Abreu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Duo Assad |
pt_BR |