dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Sérgio Azra |
|
dc.contributor.author |
Martins, Paula Cristina Cabral |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-23T20:01:06Z |
|
dc.date.available |
2023-02-23T20:01:06Z |
|
dc.date.issued |
2022-12 |
|
dc.identifier.citation |
MARTINS, Paula Cristina Cabral. Entre ruas e salões: os gestos estilísticos no repertório de danças de flautistas-compositores na capital imperial. 294 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13598 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre ruas e salões: os gestos estilísticos no repertório de danças de flautistas-compositores na capital imperial |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Sérgio Azra |
|
dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton |
|
dc.contributor.referee |
Túlio, Marco |
|
dc.contributor.referee |
Veloso, Rodrigo Chiccvelli |
|
dc.contributor.referee |
D´Avila, Raul Costa |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Flute |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ballroom dancing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Stylistic gestures |
pt_BR |
dc.subject.en |
Analysis of recordings |
pt_BR |
dc.subject.en |
Principles of Choro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis explores the ballroom dance repertoire of 19th century flutist-composers in Rio de Janeiro: Joaquim Callado (1848-1880), Viriato Figueira (1845-1883) and Mathieu Reichert (1830-1880). Through hemerographic research and a literature review involving different perspectives, this work starts by tracing the historical relationship between the repertoire and the sociocultural scenario of the time and identifies the recurrent melodic patterns in the flute literature and the European flute methods most widely used in the imperial capital: Nouvelle Méthode de flûte (1794) by F. Devienne (1759-1803), Nouvelle Méthode pour la flûte (1818- 1920), T. Berbiguier (1782-1835) and the Brazilian compilation of French authors, including Walckiers (NARCISO, NAPOLEÃO, MIGUEZ, 1880). This study proposes the analytical approach of new musicology (BOWEN, 1996; COOK, 2009), which works with elements beyond the score, such as the appreciation of recordings. The methodology applied involves analyzing the editions and manuscripts of early music copyists, recorded interviews and questionnaires with the selected performers, and the analysis of the recordings. Usings the concept of musical gesture as a theoretical foundation (HATTEN, 2004; RINK; SPIRO; GOLD, 2011), the aim is to decode musical (DUFFIN, 1995) and stylistic parameters adopted by flutists. In a final stage, the work offers six issues directed toward the present-day performing flutist, which take the consulted sources into account. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese aborda o repertório das danças de salão de flautistas-compositores do século XIX no Rio de Janeiro: Joaquim Callado (1848-1880), Viriato Figueira (1845-1883) e Mathieu Reichert (1830-1880). Por meio da pesquisa hemerográfica e de uma revisão bibliográfica que envolve distintas vertentes, o trabalho traça, inicialmente, a relação histórica do repertório com o cenário sociocultural da época e aponta padrões melódicos recorrentes com a literatura flautística, bem como os métodos de flauta europeus de maior circulação na capital imperial. São eles: Nouvelle Méthode de flûte (1794) de F. Devienne (1759-1803), Nouvelle Méthode pour la flûte (1818- 1920), T. Berbiguier (1782-1835) e o compilado brasileiro dos autores franceses, incluindo Walckiers (NARCISO, NAPOLEÃO, MIGUEZ, 1880). Propõe-se também um estudo analítico, considerando a nova musicologia (BOWEN, 1996; COOK, 2009), que trabalha com elementos além da partitura, como a apreciação de gravações. A metodologia aplicada envolve a análise de edições e manuscritos de antigos músicos copistas, entrevistas gravadas e questionário aplicados aos intérpretes selecionados e análise das gravações. Tendo como embasamento teórico o conceito de gesto musical (HATTEN, 2004; RINK; SPIRO; GOLD, 2011), tem-se o objetivo de decodificar parâmetros musicais (DUFFIN, 1995) e estilísticos adotados pelos flautistas. Como etapa final, oferece seis edições direcionadas ao intérprete flautista atual, considerando o estudo das fontes consultadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Flauta transversa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Danças de salão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestos estilísticos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de gravações |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Princípios do choro |
pt_BR |