dc.contributor.advisor |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.author |
Zelma, Jefferson Lyrio Cruz |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-23T20:01:21Z |
|
dc.date.available |
2023-02-23T20:01:21Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
ZELMA, Jefferson Lyrio Cruz. Um Atuar Hestranho - Intimidade, alteridade, silêncio e convivência no processo criativo dos Hanimais Hestranhos. 2022. 180 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13600 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um Atuar Hestranho - Intimidade, alteridade, silêncio e convivência no processo criativo dos Hanimais Hestranhos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.referee |
Mencarelli, Fernando Antonio |
|
dc.contributor.referee |
Costa Filho, José da |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Acting |
pt_BR |
dc.subject.en |
Perception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Action |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemplation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Coexistence |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation deals with the experience I had as a researcher actor in the performing arts research group Hanimais Hestranhos. When resuming the memory of the investigations accomplished within this colective, conducted by professor Tatiana Motta Lima, it is desired to observe where, in our work, we found overtures to a performance that functions throught different forces than the ones dictaded by the dominant power, diferente forces than the ones that engender more subjected modes of subjectivation to which we are subjected to at all times, since they predominate in our quotidian life forms. The scene's temporality enlargement; the contemplation periods; the transitory place between internal and external space; the coexistence notion; the idea of a less voluntarist action, the refinement of the perception; these are all themes and practices that permeated our research and that will be developed during this work. Likewise, it will be rescued the clashes and difficulties we found while we looked for what we used to call, sometimes, a weird acting. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação trata da experiência que vivenciei como ator pesquisador no grupo de pesquisa em artes da cena Hanimais Hestranhos. Ao retomar as memórias das investigações realizadas junto a este coletivo, conduzido pela professora Tatiana Motta Lima, deseja-se observar onde, no nosso trabalho, encontramos aberturas para uma atuação que opera através de forças distintas daquelas ditadas pelo poder dominante, forças distintas daquelas que engendram modos de subjetivação mais assujeitados aos quais estamos submetidos a todo momento, já que predominam nas formas de vida do cotidiano. O alargamento das temporalidades da cena, os tempos de contemplação, o lugar transitório entre espaço interno e externo, a noção de convivência, a ideia de uma ação menos voluntarista, o refinamento da percepção, são temas e práticas que permearam nossa pesquisa e que serão desenvolvidos durante este trabalho. Da mesma maneira, serão resgatados os embates e dificuldades que encontramos enquanto buscávamos aquilo que chamamos, às vezes, de um atuar hestranho. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atuação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percepção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contemplação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Convivência |
pt_BR |